Pesquisar este blog

domingo, 24 de janeiro de 2016

José do Egito: Resumo de 25 a 29/01/2016

No capitulo 011, segunda-feira, 25 de janeiro – O Faraó passa muito mal. Meketre sente o mesmo e fica temeroso. Pentephres é chamado para ajudar o Faraó. Cínico, o sacerdote promete curá-lo. Potifar compra José. O rapaz se revolta, mas é obrigado a aceitar. Potifar pede que as mãos de José sejam soltas. Jetur fica temeroso, mas o comandante tem certeza de que o hebreu não fugirá. Depois de ter os pulsos desamarrados, José sai com Potifar e Hapu. Tany pede que o sumo-sacerdote salve seu esposo. Falso, Pentephres afirma que a causa do mal estar pode vir de algo que foi ingerido. Tany lembra do vinho e pede que o copeiro real seja trazido. José pede um pouco de comida e água. Potifar decide atender. Mitri se aproxima de Potifar e avisa que Tany o chama nos aposentos reais. Ele destaca também que a esposa do Faraó solicitou uma investigação para averiguar se seu marido foi envenenado. Em seus novos aposentos, José sofre com as humilhações de Hapu, por isso mal consegue se alimentar. Potifar vai até a cozinha e Meketre disfarça a dor como pode. Ele sente uma pontada e o comandante percebe que está sendo enganado. Potifar parte para cima de Meketre e tenta extrair a verdade. Pentephres chega na cozinha e pede para cuidar do homem antes que o comandante decida seu destino. O sacerdote leva Meketre até um canto e avisa que pode garantir sua segurança no pós-vida, porém, se for acusado, fará questão de se dedicar à destruição de sua alma. O Faraó melhora um pouco e consegue dormir. Bêbado, Simeon cerca Naamá e afirma que vai esperá-la em um local afastado, depois que todos dormirem. Apavorada, ela afirma que não irá encontrá-lo. Naamá se lembra do marido e chama Simeon de assassino. Ele começa a agarrá-la, mas Diná chega e o interrompe. Simeon sai da tenda e deixa a filha de Jacó consolando a siquemita, que chora bastante. Depois de ser pressionada por Ruben, Bila confessa que o ama, porém, sabe que esse sentimento é proibido. O casal se beija e a concubina acaba se entregando. Pela primeira vez, após muito tempo, Jacó se reúne com alguns integrantes de sua família que ainda não se recolheram. Ele se incomoda ao ver que Ruben e Bila não estão por perto e pede que Lia chame seu filho. Depois de fazer amor, Ruben ainda beija Bila. De repente, ouvem a voz de Lia, que chama pelos dois. Ruben se veste e sai na frente. Ele encontra a mãe e tenta disfarçar, mas Lia sabe que os dois estavam juntos. Ela retorna para o acampamento e Ruben a segue.

No capitulo 012, terça-feira, 26 de janeiro – Bila se sente uma mulher impura e vai até o rio. Ela começa a se esfregar, como se tentasse se livrar da culpa. Jacó desconfia do filho, que parece bem nervoso. Ele decide retornar para a tenda e Ruben fica temeroso. Pela manhã, José desperta com uma chicotada. O hebreu se prepara para o trabalho. O Faraó acorda muito bem disposto. Ele decreta a execução de Meketre e a destruição de seu corpo. Desesperado, o homem revela que Pentephres estava envolvido no atentado. O Faraó não acredita. Potifar acerta uma pancada em Meketre, que desmaia. Pentephres adentra a sala e o Faraó agradece, acreditando que o sacerdote é um amigo. Começam as festividades no Egito. Sati critica a atenção que seu marido dedica ao Faraó. Ela flerta com um dos convidados. José sofre muito para empurrar uma pesada esfinge. Muito bem arrumada para o cortejo, Azenate vê José. O rapaz está muito cansado e suas mãos sangram. Pentephres surge e atrapalha o clima. O Faraó e sua esposa passam pelo povo, que se curva conforme o avanço do casal. José é o único que permanece de pé. Hapu percebe e exige que o rapaz se curve. José afirma que só se curva diante de Deus. Hapu aperta o chicote no pescoço de José e ameaça estrangulá-lo se não se curvar.

No capitulo 013, quarta-feira, 27 de janeiro – Sati critica a atenção que seu marido dedica ao Faraó. Ela flerta com um dos convidados. Muito bem arrumada para o cortejo, Azenate vê José. O rapaz está muito cansado e suas mãos sangram. Pentephres surge e atrapalha o clima. O Faraó e sua esposa passam pelo povo, que se curva conforme o avanço do casal. José é o único que permanece de pé. Hapu percebe e exige que o rapaz se curve. José afirma que só se curva diante de Deus. Hapu aperta o chicote no pescoço de José e ameaça estrangulá-lo se não se curvar. Quase sem fôlego, José afirma que jamais se ajoelhará perante homem nenhum. A comitiva passa e Hapu castiga o hebreu ali mesmo. As festividades continuam dentro de um belo templo egípcio. Azenate consegue se afastar do grupo e procura por José. Ela fica horrorizada ao ver o rapaz sendo surrado e interrompe, jogando um vaso na cabeça de Hapu. Ela se aproxima de José, que desfaleceu, e tenta acordá-lo. Como tradição das festividades, o Faraó começa uma corrida com um touro. José acorda um pouco tonto, mas fica feliz ao ver o rosto de Azenate. Com a ajuda da jovem ele se levanta cambaleante. O casal se afasta. Pentephres estranha a ausência de sua filha. Hapu desperta e procura por José. Azenate ouve o som do cortejo se aproximar e fica tensa. Sati continua cortejando um dos nobres convidados. Antes de se separarem, José e Azenate combinam um encontro à noite. Ruben entra na tenda de Bila e tenta convencê-la de que precisam viver o amor que sentem um pelo outro. Quando estão muito próximos, Jacó e Lia chegam. O casal se afasta rapidamente. O clima fica pesado. Ruben se faz de desentendido e sai da tenda. Bila e Jacó ficam desconfortáveis. Lia diz a Elisa que a relação de Ruben e Bila não pode acontecer. Lia se descontrola quando a esposa de Judá afirma que os dois provavelmente se amam verdadeiramente. Diná se aproxima da mãe e faz queixas sobre Simeon. Lia tem uma ideia. Ela conversa com Jacó e o convence de que Ruben deve se casar com Naamá. Depois de conversar com Diná, a siquemita começa a gostar da ideia de casar com Ruben. Jacó conversa com o primogênito, que se mostra resistente com a ideia de se casar com Naamá.

No capitulo 014, quinta-feira, 28 de janeiro – Jacó revela que sabe de tudo que acontece no acampamento. Ele afirma que o casamento é a chance de manterem a relação entre pai e filho. Pentephres repreende Azenate, que se ausentou durante as festividades. Irritada, ela revela que não quer ser uma sacerdotisa. Pentephres chora copiosamente e finge que passa mal. Azenate acredita que o pai está morrendo e decide mudar de ideia. Enganada pelo pai, ela jura que será uma sacerdotisa. Mitri ampara José, que chega muito ferido à casa de Potifar. Sati assume para Tany que sente desejos por outros homens. Ela mente que, apesar disso, tem se mantido fiel. Potifar e o Faraó atrapalham a conversa quando se aproximam. Depois de ser tratado por Mitri, José fica encantado ao ver os papiros do escriba. Ele revela que sabe ler, escrever e contar. Mitri se impressiona e mostra seus textos. Mesmo com um pouco de dificuldade, José consegue ler. Impressionado, Mitri decide dar aulas a José, em segredo. Potifar discute com Hapu, que permitiu a fuga de José. Nesse momento, o hebreu surge. Hapu revela que chicoteava José porque ele se recusou a adorar o Faraó. Graças à demonstração de lealdade de José, que voltou para a casa de seu senhor, Potifar permite que o hebreu adore o deus que desejar. Azenate pede a Tany que empreste sua gata para que possa sair à noite. Jacó reúne toda a família para comunicar que Ruben se casará com Naamá em breve. Bila disfarça o sofrimento. O primogênito fica descontente. Durante a noite, José consegue a ajuda de Mitri para sair da casa de Potifar. A gata Meribast escapa das mãos de Azenate. Ela se desespera, temendo um perigo iminente. Limpo e vestido como egípcio, José se aproxima de Azenate, que fica encantada. Apaixonados, José e Azenate conversam. Ele devolve o brinco que ela havia deixado cair no mercado. Azenate tenta lutar contra seus sentimentos quando José se aproxima. Quando está prestes a beijar José, a jovem se afasta e afirma que não pode mais encontrá-lo. Irritada, Sati diz a Potifar que não haverá noites de amor enquanto seu jardim não estiver pronto. Azenate diz a José que se tornará uma sacerdotisa em breve. Começa um embate entre os dois, que discutem sobre suas crenças. Após a discussão, com lágrimas nos olhos, Azenate vai embora. José fica arrasado. Jacó ainda sofre muito com a suposta morte de José. Ele diz a Judá que ficaria extremamente feliz se seu filho ainda estivesse vivo. O hebreu hesita, quase conta a verdade, mas decide recuar e desiste. Em sua tenda, Judá não consegue conter as lágrimas e chora demais. Preocupada, Elisa se aproxima do marido. Desesperado, Judá não aguenta mais tanto sofrimento e decide revelar que José ainda vive. Ele conta que o irmão foi vendido como escravo.

No capitulo 015, sexta-feira, 29 de janeiro – Judá conta que sugeriu a venda de José para salvá-lo. Elisa fica baqueada ao saber que os outros queriam matar o próprio irmão. Martirizado, Judá chora verdadeiramente e sugere que deixem o acampamento. Elisa promete não contar o segredo a ninguém. Simeon provoca Ruben e leva um soco no rosto. Levi interfere na briga. José e Hapu falam sobre o jardim da casa de Potifar. O hebreu tenta dar conselhos, já que nada germina no local. Hapu o ofende quando Sati chega. Depois que José se apresenta, a esposa de Potifar decide dar ao hebreu a chance de cuidar de seu jardim. Hapu se irrita quando Potifar o obriga a atender os pedidos de José, que deseja fertilizar a terra do jardim. Potifar fica impressionado com a inteligência do hebreu, que negocia no mercado. Enquanto caça com o Faraó, Potifar sente uma dor intensa no pé. Após uma passagem de tempo, o jardim fica belíssimo. Hapu é obrigado a conter seu ódio, afinal, o mérito é de José. Potifar sente a dor no pé, dessa vez com maior intensidade. Sati pede que Pentephres seja chamado. Chega o dia do casamento de Naamá. Alguns percebem que Ruben desapareceu. Pentephres vai à casa de Potifar acompanhando da filha. Bila sofre ao ver Naamá pronta para se casar. Ela chora, afastada da tenda, quando Ruben se aproxima. Ele sugere que os dois fujam juntos e a concubina aceita. Eles se separam para pegar seus pertences. Lia ouve tudo. Sati leva Azenate para conhecer seu jardim. José se assusta ao ver sua amada se aproximando e se esconde para não ser visto. Sati se afasta para ver o marido e deixa Azenate no jardim. José se aproxima e presenteia a jovem egípcia com uma flor. Os dois se emocionam com o reencontro. Ruben arruma suas coisas quando Lia chega e impede a fuga. Jacó chega na tenda, mesmo sem saber de nada, e avisa que Naamá está esperando. Ruben fica sem saída. Bila aguarda seu amado, sem saber que ele não aparecerá. Pentephres flagra Azenate e José se beijando, escondidos na vegetação do jardim.

Fonte: José do Egito, novela da Rede Record – resumo dos próximos capítulos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...