Pesquisar este blog

domingo, 19 de abril de 2015

Globo 50 Anos: Vale a Pena Ver de Novo

Vale a Pena Ver de Novo é uma sessão de reprises de novelas. É transmitido pela Rede Globo, sendo o primeiro programa de reprises nas tardes da emissora. É exibido de segunda a sexta-feira após a Sessão da Tarde. O programa estreou em 5 de maio de 1980.

Uma sessão tradicional das reprises que já exibiu grandes sucessos como: Dona Xepa, A Sucessora, Água Viva, Final Feliz, Vereda Tropical, Amor com Amor Se Paga, Ti Ti Ti (1985), Gabriela (1975), A Gata Comeu, Top Model, Fera Radical, Vale Tudo, Barriga de Aluguel, Direito de Amar, Rainha da Sucata, Tieta, Renascer, Mulheres de Areia (1993), A Viagem (1994), Fera Ferida, Felicidade, O Rei do Gado, A Indomada, Tropicaliente, A Próxima Vítima, Roque Santeiro, História de Amor, Por Amor, O Cravo e a Rosa, Anjo Mau (1997), Terra Nostra, Laços de Família, Força de um Desejo, Chocolate com Pimenta, Da Cor do Pecado, Cabocla (2004), Mulheres Apaixonadas, Senhora do Destino, Alma Gêmea, Sinhá Moça (2006), Sete Pecados, O Clone, O Profeta, Caras & Bocas e Cobras & Lagartos.

Reexibição atual
O Rei do Gado, escrita por Benedito Ruy Barbosa, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, exibida entre 1996 e 1997, no horário das 20 horas, está sendo reapresentada novamente desde 12 de janeiro de 2015, substituindo Cobras & Lagartos. Suas primeiras semanas foram exibidas simultaneamente com as últimas semanas de Cobras & Lagartos.

Re-reprises
Desde a criação do Vale a Pena Ver de Novo algumas telenovelas ganharam re-reprises no programa vespertino, isto é, novelas reprisadas mais de uma vez na faixa. O principal objetivo das re-reprises é recuperar a audiência exibindo novamente telenovelas de sucesso, apesar de nem sempre resultar no esperado.

A primeira re-reprise foi da telenovela A Gata Comeu, de 1985, reprisada pela primeira vez na faixa em 1989 e pela segunda vez em 2001, apesar de sua segunda reprise não ter atingido o mesmo sucesso da primeira reprise e da exibição original. A segunda re-reprise foi de A Viagem, de 1994 reprisada pela primeira vez em 1997 e pela segunda vez em 2006, sendo que ambas as reprises foram bem sucedidas. Já em 2011, com a renegação de Páginas da Vida para a faixa, depois do Ministério Público ter determinado "novelas das oito" como impróprias para o horário a Rede Globo exibiu Mulheres de Areia, de 1993, pela segunda vez na faixa, sendo que fora reprisada pela primeira vez em 1996.

Logo depois da reprise de Mulheres de Areia, a Rede Globo decidiu pela segunda vez reprisar Chocolate com Pimenta originalmente de 2003 e 2004 e reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo em 2006 feito muito sucesso na faixa. Em seguida, no 2° semestre de 2012, a Rede Globo decidiu pela segunda vez exibir Da Cor do Pecado que foi exibida originalmente em 2004 com o título de melhor novela do horário das 19 horas e reapresentada em 2007 no Vale a Pena Ver de Novo com uma excelente audiência para o horário vespertino. Em 2013 houve apenas uma pausa no horário vespertino, a Rede Globo decidiu depois de dois anos reapresentar O Profeta novela de sucesso na faixa do horário das 18 horas.8 Logo em seguida, no segundo semestre de 2013, uma re-reprise e um clássico do horário das 18 horas de Walcyr Carrasco voltou as grades do Vale a Pena Ver de Novo, a Rede Globo decidiu reapresentar depois de 10 anos O Cravo e a Rosa, trama que fez sucesso no horário das 18 horas e também em sua primeira reapresentação no Vale a Pena Ver de Novo, em 2003.9 Em 2014 um fato inédito, Caras & Bocas também de Walcyr Carrasco foi ao ar no Vale a Pena Ver de Novo substituindo O Cravo e a Rosa também de Walcyr Carrasco, foi a primeira reprise de um mesmo autor em sequência e a primeira reprise no novo horário das 16 horas, Caras & Bocas foi exibida originalmente entre 2009 e 2010 feio muito sucesso na faixa do horário das 19 horas, na época que as novelas tinham entorno dos 179 capítulos foi esticada assim como O Cravo e a Rosa, com 232 capítulos, uma das maiores novelas do horário das 19 horas, sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo fez muito sucesso. Assim como Caras & Bocas não havia sido reapresentada na faixa, no segundo semestre de 2014 Cobras & Lagartos a Rede Globo reapresentou a segunda novela do autor João Emanuel Carneiro que foi sucesso na faixa do horário das 19 horas, segunda novela de João Emanuel Carneiro exibida na emissora originalmente em 2006, e também sua segunda novela de João Emanuel Carneiro reapresentada na faixa Vale a Pena Ver de Novo já que Da Cor do Pecado foi sua primeira novela e foi reapresentada duas vezes.
Para comemorar os 50 anos da emissora carioca, a Rede Globo está reapresentando O Rei do Gado, trama exibida originalmente entre 1996 e 1997 no horário das 20 horas e sido reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo em 1999 e exibida pelo Canal Viva em 2011.

Mudanças nas reprises
As reprises costumam conter menos que 155 capítulos, com os cortes na exibição de reapresentação. A telenovela que mais fora "cortada" na reprise foi Roda de Fogo, exibida originalmente em 179 capítulos e reapresentada em apenas 35. O intervalo de tempo em que as novelas costumam ser reprisadas em relação a suas exibições originais é geralmente de 2 anos no mínimo, sendo que a telenovela reprisada no menor tempo após sua exibição original foi Top Model, reprisada em menos de um ano após seu término. A telenovela que foi reprisada no maior tempo após sua exibição original foi Roque Santeiro, reprisada após 15 anos do término de sua exibição.

A única novela que teve seu desfecho alterado quando exibida na faixa do Vale a Pena Ver de Novo, foi A Próxima Vítima, cujo último capítulo fora trocado por uma versão alternativa do final da trama gravada no ano original de sua exibição.

Um ano e meio após o término, Sete Pecados entrou no ar com a missão de erguer a audiência assim como Alma Gêmea que disparou a audiência na sessão, porém não foi o mesmo, a trama ficou abaixo de 18 pontos e a emissora foi obrigada a fazer grandes cortes para deixar a trama mais ágil, e mesmo assim a audiência não melhorou, a trama foi uma das mais encurtadas na sessão com 83 capítulos, sendo que terminaria com 85. A sucessora na faixa, O Clone, aumentou audiência, terminando com 17 pontos e sendo uma das de maiores capítulos na sessão, 175 capítulos.

Mudança no horário
A Rede Globo modificou a sua programação, desde o dia 17 de fevereiro de 2014, em relação a grade do período da tarde, quando o Vale a Pena Ver de Novo passou a ser exibido depois da Sessão da Tarde, invertendo uma ordem mantida por muitos anos.

Abertura
Logotipo usado de 2005 a 2013.
O programa já teve várias aberturas. São elas:

5 de maio de 1980 - 29 de dezembro de 1989: A primeira abertura do programa mostrava um letreiro grande e luminoso, com fundo escuro, em estilo dos cassinos de Las Vegas, com as palavras "Vale a Pena Ver", e, logo depois, vem aparecendo as palavras "de Novo", que são acrescentadas ao título.
1º de janeiro de 1990 - 24 de abril de 1998: Na abertura de 90, a música e o letreiro foram modificados, apresentando um fundo acinzentado.
27 de abril de 1998 - 31 de março de 2000: Nessa abertura apareciam imagens de vários artistas da Globo em cenas de telenovelas, com fundo preto, aparecendo logo em seguida o título, com fundo azul.
3 de abril de 2000 - 1º de abril de 2005: A única diferença da anterior é que apresentava o logotipo da Rede Globo transparente sobreposto à abertura, se locomovendo.
4 de abril de 2005 - 25 de outubro de 2013: Eram mostrados vários títulos de telenovelas rodando no que se parece um projetor de filmes, que se transforma em todas as letras "E" do título, com fundo contendo uma imagem de um céu cheio de nuvens.
28 de outubro de 2013 - atualmente: São mostradas várias letras do título, e o fundo vai mudando de cor, até ficar verde-água, com o letreiro em roxo. A música, que era a mesma instrumental desde 1990, passou a ser cantada em coral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...