Pesquisar este blog

domingo, 19 de abril de 2015

Globo 50 Anos: Bom Dia Brasil

Bom Dia Brasil é um telejornal brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo desde 3 de janeiro de 1983, sendo transmitido de estúdios de todo Brasil, mas com a presença dos apresentadores principais. No início o telejornal era essencialmente político e econômico e não dava vez para outros assuntos. Raramente eram dadas notícias de outros estados brasileiros. Esse foi o formato do Bom Dia até 29 de março de 1996 que era transmitido de Brasília. Três dias depois, em 1 de abril de 1996, estreava o "novo" Bom Dia Brasil, totalmente reformulado. A apresentação era de Renato Machado e Leilane Neubarth no RJ, Chico Pinheiro em SP e Carlos Monforte em Brasília.

São mostradas as notícias da madrugada, a repercussão dos fatos do dia anterior no Brasil e no Mundo, com a análise de comentaristas, e a agenda de acontecimentos para o dia, além de eventuais entrevistas ao vivo. O telejornal também abre espaço para assuntos que dizem mais respeito ao dia-a-dia do cidadão brasileiro.

O programa é atualmente apresentado por Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo com Giuliana Morrone, Renato Machado e Rodrigo Bocardi (respectivamente de Brasília, Londres e São Paulo), além dos comentários de Alexandre Garcia, na Segurança Pública ; Miriam Leitão na economia ; Renata Lo Prete na Política ; Luís Ernesto Lacombe no esporte ou eventualmente Cristiane Dias ou Fernanda Gentil ou Carlos Gil e Maria Júlia Coutinho na previsão do tempo ou eventualmente Isabela Camargo

Histórico de apresentadores
Desde 1983, vários apresentadores já passaram pelo jornal; Carlos Monforte comandou a primeira edição do Bom Dia, em 3 de janeiro de 1983.

Um ano depois, a apresentação, além de Carlos Monforte, ficou também com Álvaro Pereira.

Em maio de 1989 houve uma mudança no quadro de âncoras dos telejornais da Globo. Mas, apesar disso, não houve mudanças significativas no Bom Dia Brasil: somente a adesão de Rodolfo Gamberini à equipe de apresentadores do jornal. Ficou assim até 1991, quando Monforte se tornou repórter especial do Jornal da Globo. Em 1991, Antônio Augusto assume o Bom Dia.

Três anos depois, em 1994, Antônio foi substituído por Luiz Carlos Braga. Com as mudanças do telejornalismo da Rede Globo, Braga teve seu posto assumido por Renato Machado e Leilane Neubarth, com a participação de Chico Pinheiro de São Paulo e Carlos Monforte de Brasília. No final da década de 90, Monforte saiu da TV Globo e, em seu lugar, assumiu a repórter Claúdia Bomtempo, nos estúdios de Brasília. Na mesma época, em 1998, Chico Pinheiro deixava o Bom Dia para se dedicar ao SPTV e, em seu lugar, entrou Carlos Nascimento. Carlos foi transferido para o Jornal Hoje em 1999 e, em seu lugar, entrou Mônica Waldvogel, que deixou a globo no ano seguinte, sendo substituída por José Roberto Burnier, que logo deu lugar à Mariana Godoy. Em dezembro de 2002 Leilane passou a ser repórter do Fantástico , e Renata Vasconcellos, que trabalhava na Globo News, passou a ser a nova dupla de Renato Machado. Em junho de 2006, quando o telejornal iniciava oficialmente sua cobertura da Copa do Mundo da Alemanha, o Bom Dia Brasil ganhou novo cenário, mais ampliado, e nova vinheta. Isso aconteceu na mesma semana da abertura oficial do Mundial. Em 2009, a apresentação dos estúdios de Brasília mudou novamente: Zileide Silva substituiu Claúdia Bomtempo, que voltou para as reportagens.

Em 2010, Mariana Godoy foi transferida para o Jornal das Dez, da Globo News, e Carla Vilhena entrou em seu lugar. Isto aconteceu no mês de abril. Em setembro de 2011, Renato Machado passa a ser correspondente especial do Bom Dia Brasil em Londres e, em seu lugar, retorna Chico Pinheiro, após 13 anos como âncora do SPTV.

Em outubro de 2013, Renata Vasconcellos deixou, depois de 11 anos, o programa para integrar no Fantástico e a Ana Paula Araújo passou a ficar no lugar da Renata no programa. Ainda em 2013, Giuliana Morrone e Rodrigo Bocardi, assumiram o comando, respectivamente, em Brasília e São Paulo, substituindo Zileide Silva e Carla Vilhena.

Apresentadores
Titulares
Chico Pinheiro (desde 2011)
Ana Paula Araújo (desde 2013)

Eventuais
Ana Luiza Guimarães (desde 2006)
Rodrigo Bocardi (desde 2013)
Giuliana Morrone (desde 2013)
Flávio Fachel (desde 2014)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...