Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Miami Vice

Miami Vice foi uma série de televisão americana muito famosa na década de 1980. A série se passa na cidade de Miami e gira em torno de dois policiais, interpretados pelos atores Don Johnson e Philip Michael Thomas. A "Miami Viciada" retrata o submundo dos cartéis, corrupção e tráfico de droga.

O primeiro episódio foi ao ar pela NBC em 16 de setembro de 1984. A série teve seu auge em 1986/1987 quando cada episódio chegou a custar 1 milhão de dólares, batendo recordes de audiência sucessivos em 1987.

No Brasil, Miami Vice foi exibido com exclusividade pelo SBT em 1986 até 1990 quando a Rede Globo comprou os direitos da série. Todas as 5 temporadas foram exibidas na íntegra e sem cortes pelo canal de TV por assinatura USA de 1995 a 1999. As duas ultimas temporadas nunca foram ao ar na TV aberta. Em Portugal, foi exibida com o nome "Acção em Miami" pela RTP.

Atualmente a série é exibida no canal Sony (com áudio original e legendas) e na Rede Brasil (dublado em português). Em Portugal pode ser vista no Canal Fx.

Elenco
Don Johnson - James 'Sonny' Crockett
Philip Michael Thomas - Ricardo Tubbs
Edward James Olmos - Tenente Martin Castillo
Saundra Santiago - Gina Navarro Calabrese
Olivia Brown - Trudy Joplin
Michael Talbott - Stanley Switek
John Diehl - Larry Zito
Martin Ferrero - Izzy Moreno
Charlie Barnett - Noogie Lamont
Sheena Easton - Caitlin Davies-Crockett
Pam Grier - Valerie Gordon
Belinda Montgomery - Caroline Crockett
Muitos famosos participaram de episódios de Miami Vice, entre eles, Phil Collins (baterista e vocalista da banda britânica Genesis), Julia Roberts, Frank Zappa, Bruce Willis, Gene Simmons (baixista e vocalista da banda estadunidense Kiss) e Samuel L. Jackson, além de vários outros astros do rock setentista como David Johansen (The New York Dolls) e Ted Nugent, o que muito ocorreu durante a série televisiva.
A música tema da série (instrumental) é executada por Jan Hammer que muito atuou com o lendário guitarrista Jeff Beck (The Yardbirds, Rod Stewart, e extensa carreira solo).

Cronologia
1ª Temporada, 22 episódios 1984/1985
2ª Temporada, 21 episódios 1985/1986
3ª Temporada, 23 episódios 1986/1987
4ª Temporada, 22 episódios 1987/1988
5ª Temporada, 21 episódios 1988/1989

"Too Much, Too Late" penúltimo episódio nunca foi exibido pela TV aberta americana devido à violência excessiva.

MacGyver

Conhecida no Brasil como Profissão: Perigo, foi uma série de televisão exibida entre os anos 1980 e 90. O título original da série tem o nome do protagonista, um agente secreto que não usava armas e resolvia os seus problemas graças a conhecimentos científicos, engenhocas, e ao seu bem amado canivete.
História
MacGyver foi uma série de aventura da televisão americana sobre um ex-agente secreto das forças especiais chamado Angus "Mac" MacGyver, estrelado por Richard Dean Anderson. A série foi criada por Lee David Zlotoff e produzido por Henry Winkler. Iniciado em 29 de Setembro de 1985 a 21 de Maio de 1992 na rede ABC. Foi filmada primeiramente em Vancouver, Columbia Britânica, Canadá. Dois filmes feitos para TV foram produzidos em 1994.


O recurso principal de MacGyver é sua aplicação prática do conhecimento científico e do uso de ítens comuns - junto com seu canivete suíço, sua fita adesiva e a coincidência de estar trancado em um quarto com materiais úteis.
Isto permite que crie uma variedade de soluções improvisadas, para escapar da captura, do desastre ou para geralmente derrotar os inimigos. O uso de artigos para construir dispositivos júri-equipados mostra uma influência do Esquadrão Classe A (embora MacGyver não usasse arma de fogo) e incorporou a cultura popular dos EUA como "MacGyverismo".

Personagens

MacGyver


MacGyver é um herói de ação altamente inteligente que prefere resolver os conflitos sem violência, e recusa-se a carregar ou usar uma arma devido a um acidente de infância com um revólver que resultou na morte de um amigo.
Nasceu e se criou em Minnesota. (o próprio Richard Dean Anderson nasceu em Minneapolis, em Minnesota.) Graduou-se na Faculdade Alexander Ramsey em Roseville, Minnesota. Seu personagem é graduado em uma escola técnica fictícia chamada Western Tech onde obteve bacharelado em física.
O primeiro nome de MacGyver permanece um mistério até a temporada final; sempre que lhe perguntam sobre ele, diz que não gosta do seu primeiro nome e muda de assunto. No capítulo da série "O Piloto" MacGyver diz que seu primeiro nome é "Stace", mas esta informação não apareceu no final do episódio, embora se tratasse de um material promocional da série. Seu primeiro nome foi revelado oficialmente em "Good Knight, MacGyver", em que descobre que tinha um antepassado do século VII, Angus M'Iver, e admite que compartilham de seu primeiro nome; repetido no final da série, onde surge o filho de MacGyver, cujo nome do meio é Angus.

Personagens Coadjuvantes
Outros personagens notáveis incluem:


Peter "Pete" Thornton (Dana Elcar)
É o chefe e melhor amigo do MacGyver. Pete estava em uma operação do Departamento de Serviços Externos (DXS), que foi onde ele foi surpreendido pelo ingênuo Mac ao seguir Murdoc, um assassino internacional. Quando Pete assumiu como diretor de operações na fundação Phoenix sete anos mais tarde, trouxe consigo MacGyver.
Pete tem um filho chamado Michael, de uma união precedente.
No episódio "O piloto", o ator Dana Elcar representa um outro personagem completamente diferente, chamado "Andy Colson". O personagem de Pete Thornton não apareceu até o episódio "Nightmares".
Em 1991, o ator Dana Elcar começou a desenvolver o glaucoma, uma doença degenerative dos olhos que causa a cegueira. Esta circunstância foi escrita e mostrada na série, e o personagem Pete desenvolveu também a doença. Um número de anúncios de serviço público foram mostrado no fim de muitos dos episódios, incentivando os telespectadores a começar verificar cedo sobre a doença.
Dana Elcar faleceu em 6 de junho de 2005, com 77 anos de idade.
Jack Dalton (Bruce McGill)
É um aviador e um velho amigo de MacGyver com fracassados esquemas de enriquecer fácil que sempre lhe trazem problemas. Sempre com um quepe de aviador e um tique nervoso no olho quando mente.
Murdoc (Michael Des Barres)
Esse é o oponente do MacGyver que sempre retorna, é um assassino mestre que nunca falha--exceto quando MacGyver se envolve na trama. Sua primeira aparição na série foi apresentada na segunda temporada. Murdoc retorna para se vingar do seu primeiro encontro -- para surpresa de MacGyver, Murdoc tinha sido aparentemente morto enquanto escapava, nessa ocasião. Esquema de vingança de Murdoc não apenas falha, mas resulta aparentemente na sua morte outra vez. Este retorno transformou-se em um tema: cada uma de suas aparições terminou em uma outra "morte", em que no momento do desastre, sempre grita "MACGYVER!" (com exceção no episódio 89 "Halloween knights", quando morre sem gritar essa frase). Então, em um episódio anterior, existem invariáveis e incríveis formas de sobreviver.
Murdoc é membro de uma associação de Homicidas internacional (HIT), uma organização de assassinos, até falhar em matar MacGyver com as própria mãos.
Penny Parker (Teri Hatcher)
Penny Parker e MacGyver se conheceram em um aeroporto na Bulgária ("Every Time She Smiles") quando tentou contrabandear algumas jóias em seu bolso para fora do país. Com pouco talento mas com grandes sonhos, sempre que vai atrás de um novo negócio começa um outro problema, ela foi utilizada algumas vezes por Murdoc para tentar eliminar MacGyver.
Os Coltons (Della Reese, Cleavon Little, Richard Lawson, Cuba Gooding Jr.)
É uma família de mercenários, que foram exibidos um de cada vez - o único capítulo em que mais de um aparece é na temporada final, que na ocasião eles fizeram o episódio inteiramente, relatado pelo MacGyver. Este episódio, foi chamado de "The Coltons".
Harry Jackson (John Anderson)
Harry Jackson, é o avô de MacGyver, se tornou o "pai" de MacGyver depois que sua avó e o seu pai morreram em um acidente de carro. Sete anos mais tarde, deixou MacGyver. Depois de uns outros dezesseis anos Harry e MacGyver encontraram-se outra vez em "Target MacGyver", em que MacGyver e seu avô trabalharam juntos para derrotar um assassino chamado Axminster (encenado por D'Mitch Davis). Entre a quinta temporada no episódio "Passages" e na sexta temporada no episódio "Harry`s Will", Harry morre de um ataque cardíaco.
Nikki Carpenter (Elyssa Davalos)
Nikki Carpenter entrou na Fundação Phoenix na terceira temporada.

Brasil
No Brasil, da primeira à quarta temporada a série foi dublada pelo estúdio Herbert Richers, e da quinta à sétima temporada pelo estúdio VTI Rio - trazendo Garcia Jr. como a voz do protagonista, exceto na terceira temporada, que teve a voz de Julio Cesar. Em TV aberta, foi exibida pela Rede Globo, que criou uma abertura própria utilizando um pequeno trecho da música Tom Sawyer, da banda canadense Rush. A música tema original é de Randy Edelman. Mais tarde a série foi exibida na extinta TV Guaíba e atualmente pela Ulbra TV. Em TV por assinatura, foram exibidas as duas primeiras temporadas e metade da terceira no Canal USA - atual Universal Channel - entre 2003 e 2004, que não concluiu a exibição devido à sua reformulação. Hoje em dia Macgyver está sendo reprisado no canal 59 Uhf (Rede Brasil - São Paulo). Aos domingos as 21H. A Ulbra TV reprisa aos sábados às 17 horas.Também pela Rede Estação canal 14(Recife).Todas as segundas as 20:30hs.

As quatro primeiras temporadas foram lançadas em formato DVD pela Paramount Brasil, com o som original e dublagens em português e espanhol, porém sem nenhum extra.

Esquadrão Classe A

The A-Team (conhecida em Portugal por "Soldados da Fortuna" e no Brasil por "Esquadrão Classe A") foi uma série de televisão exibida originalmente pela rede de televisão NBC, entre os anos de 1983 e 1987, sobre um grupo fictício de ex-comandos do Exército dos Estados Unidos que atuavam como mercenários, utilizando práticas comuns da Guerra do Vietnã.

Em Portugal, na década de 1980, a série era transmitida na RTP 1 com o nome Soldados da Fortuna na sua locução original e legendada. Na década de 1990 foi popularizada pela TVI com a dublagem brasileira com o nome "Esquadrão Classe A" e a partir daí ficou conhecida como tal, mesmo tendo sido transmitida na SIC Radical na sua locução original e legendada.


No Brasil, a série foi exibida às sextas à noite no SBT entre 1984-1986, sendo uma das séries mais populares da década de 1980.

Foi lançada em DVD, sendo a 1ª temporada lançada em março de 2005, e a 2ª temporada em janeiro de 2006.

Muito tempo após o final da série, ela foi exibida nas tardes da Sessão Aventura na Rede Globo de abril de 1991 a dezembro de 1992.

A série foi exibida pelo canal de televisão a cabo T C M Classic Hollywood, pertecente a companhia Time Warner, entre 2005 e 2008,em sua grade de programação, sendo sua locução dublado por seus seus dubladores originais do estúdios BKS.


O nome da série


O termo "A-Team" (Inglês para "Equipe A"), do título original, refere-se à designação das subunidades básicas das Forças Especiais do Exército dos EUA (conhecidas como os "Boinas Verdes"), a que, supostamente, as personagens da série teriam pertencido. A tradução de "A-Team" para "Esquadrão Classe A" ignora a significação original do nome da série, passando o "A" a significar algo como "primeira classe" ou "classe superior".


Personagens


O Esquadrão Classe A
George Peppard como Coronel John "Hannibal" Smith
Dirk Benedict como Tenente Templeton "Faceman" Peck (Cara-de-Pau na versão brasileira)
Mr. T como Sargento Bosco Albert "Bad Attitude" Baracus a.k.a. B. A. Baracus
Dwight Schultz como Capitão H.M. "Howling Mad" Murdock
Melinda Culea como Amy Amanda "Triple A" Allen
Marla Heasley como Tawnia Baker
Robert Vaughn como General Hunt Stockwell
Eddie Velez como Frankie "Dishpan" Santana


Elenco de dublagem


Hannibal - Chico Borges
Cara de Pau - Ézio Ramos
B. A. - Antônio Moreno
Murdock - Hélio Porto (1ª voz), Nelson Batista (2ª voz)
Frankie Santana - Flávio Dias
Amy Allen - Nair Silva
Tanya Baker - Sandra Campos
General Decker - Jorge Barcellos
Coronel Hunt Stocwell - Waldyr de Oliveira
Outras vozes - Waldyr de Oliveira, Dráuzio de Oliveira, Muybo Cury, Denise Simonetto, Márcia Gomes, Neuza Azevedo, Jorge Pires, Lúcia Helena, Gilberto Barolli, Eleu Salvador, Daoiz Cabezudo, Marcos Lander, Aldo César, Líbero Miguel, entre outros.
Anunciante da abertura - Carlos Campanile
Anunciante dos episódios - Carlos Alberto Vaccari
Estúdio - BKS


Enredo


No final da Guerra do Vietnã, o esquadrão comandado pelo coronel John "Hannibal" Smith é acusado injustamente de um assalto ao Banco de Hanói. Crime, que, embora tenham cometido, fora encomendado por seus superiores. Com a morte de seus superiores na base no Vietnã, eles não puderam provar sua inocência. Condenados, eles escapam de uma penitenciária de segurança máxima e permanecem foragidos nos subúrbios Los Angeles, ganhando a vida como Soldados da Fortuna.

A partir de então, passam a ser perseguidos pelo Coronel Lynch, e logo depois, pelo Coronel Decker, aplicando vários golpes e fazendo ambos de palhaços para conseguir escapar.

Pessoas que precisam de operações especiais (proteção, resgate, provar inocência, capturar policiais corruptos, etc) e querem contratá-los são indicadas a procurar um velhinho em uma lavanderia (Hannibal disfarçado), que analisa o caso e marca o encontro com o Esquadrão A.

Missão por missão, cada membro do grupo tem sua função específica, que se articulam para realizar os planos malucos do Coronel Hannibal.

Murdock "Louco de Pedra" ("Howling Mad" Murdock) é um maluco interno do hospital psiquiátrico de veteranos de guerra, que em diversos momentos deixa todos intrigados se ele é realmente louco. Todas as vezes consegue dar um jeito de escapar do hospício para realizar as missões, voltando para lá no final. Suas habilidades no grupo são pilotar helicópteros e aviões, além de irritar o sargento B.A. Baracus com seu cão imaginário.

Templeton "Cara-de-pau" (Templeton "Faceman" Peck, ou simplesmente "Face") é o responsável por conseguir os recursos para cada missão, como carros, passagens aéreas, hotéis, suprimentos, equipamentos, informações e tudo o que for necessário. Consegue tudo o que precisa utilizando sua conversa fiada ou seu charme com as mulheres. Geralmente sua história é de que é um produtor de hollywood e de que tudo o que está comprando, alugando ou pegando empresatado é para figurar na gravação de um filme.

John "Hannibal" Smith, sempre fumando um charuto, ganha a vida como ator figurante, que faz bicos e pequenas aparições (sempre disfarçado de monstros ou velhinhas). Seu papel no grupo é se passar por outras pessoas com seus disfarces realísticos, além de elaborar os planos mirabolantes, que sempre acabam dando certo. Mesmo quando os problemas são simples de serem resolvidos, ele "faz isso pelo Jazz" (uma forma de ele expressar que gosta de viver as emoções intensamente). Geralmente conclui as missões com sua imortal frase "adoro quando um plano dá certo".

B. A. Baracus é o piloto do furgão, o mecânico, o especialista em construir engenhocas e o grandão que se envolve nas lutas físicas. Tem um carisma muito forte com as crianças, a quem protege e orienta. Morre de medo de voar, e precisa ser dopado pelos amigos para entrar em um avião ou helicóptero, principalmente se estes forem pilotados pelo maluco do Murdock, a quem geralmente tem um desejo explícito de agredir. Adora leite.

Amy Allen é uma jornalista que se juntou ao grupo no primeiro episódio, após a missão de resgate de um de seus colegas no México. A especialidade dela é providenciar as pesquisas necessárias para que as missões possam começar, além de ser a responsável por uma rede de contatos que garante que nada falte ao Esquadrão Classe A. É ela também a responsável por tirar eles das encrencas quando isso exige um pouco mais do que emoção e força bruta.

Nas missões, geralmente quem contrata o Esquadrão tem o primeiro contato com um velhinho (Hannibal disfarçado) em uma lavanderia de Los Angeles, que marca o encontro com o restante do grupo, onde a missão é apresentada.

Daí em diante, eles apagam o B. A. para voarem, provocam os adversários, infiltram escutas, constroem veículos e equipamentos extraordinários, disfarçam-se e envolvem-se em grandes confusões. E tudo isso fugindo das perseguições comandadas pelos coronéis Lynch e Decker.


Vinheta de Abertura


Português
Há dez anos, uma equipe de comandos especiais foi mandada para a prisão por um tribunal militar por crime que não haviam cometido. Esses homens escaparam da prisão militar de segurança máxima passando a viver secretamente em Los Angeles. Ainda hoje são procurados pelo governo e sobrevivem como aventureiros, Soldados da Fortuna. Se você tem algum problema, se ninguém mais puder ajudá-lo e se conseguir encontrá-los, talvez consiga contratar o ESQUADRÃO CLASSE A”

Inglês
In 1972, a crack commando unit was sent to prison by a military court for a crime they didn't commit. These men promptly escaped from a maximum security stockade to the Los Angeles underground. Today, still wanted by the government, they survive as soldiers of fortune. If you have a problem, if no one else can help, and if you can find them, maybe you can hire the A-Team!


Esquadrão A em Quadrinhos


A série também virou quadrinhos na década de 1980 nos EUA.

No Brasil, foram lançados brinquedos, como bonecos dos personagens, o furgão do Esquadrão A, jogos, álbum de figurinhas, entre outros produtos.


Esquadrão Classe A em DVD


No Brasil, foi lançado em Março de 2005 o box de DVDs da primeira temporada do Esquadrão Classe A, e em janeiro de 2006 foi lançado o box da segunda temporada. Ambos tem apenas o áudio original no idioma inglês e legendas em diversas línguas. Alguns episódios tem também áudio em dublado japonês.

O produto tem sido alvo de pirataria, não sendo difícil encontrar todos os episódios em sites de download, bem como em redes P2P, como kazaa, e-donkey, napster e gnutella.


Episódios

Primeira Temporada 

Piloto - A Cidade de San Rio Blanco (Mexican Slayride)
A Seita dos Fanáticos (Children of Jamestown)
A Lei e os Fora-da-lei (Pros and Cons)
Os Matadores (Small and Deadly War)
Conspiração do Barulho (Black Day at Bad Rock)
Jogos de Azar (The Rabbit Who Ate Las Vegas)
Missão em Nova York (The Out-of-Towners)
Dia de Caça nas Montanhas (Holiday in the Hills)
Operação Melancia (West Coast Turnaround)
Fuga Para Bornéu (One More Time)
Até Que a Morte nos Separe (Till Death Do Us Apart)
Vôo às Cegas (The Beast From the Belly of a Boeing)
Um Bom Lugar Para Visitar (A Nice Place to Visit)


Segunda Temporada 


Diamantes e Poeira (Diamonds 'n' Dust)
Um Pão Muito Especial (Recipe for Heavy Bread)
A Única Igreja da Cidade (The Only Church in Town)
Tempo Quente na Fronteira (Bad Time on the Border)
A Volta do Cavaleiro Mascarado - Parte 1 (When You Comin' Back, Range Rider? (1))
A Volta do Cavaleiro Mascarado - Parte 2 (When You Comin' Back, Range Rider? (2))
A Guerra dos Táxis (The Taxicab Wars)
A União Faz a Força (Labor Pains)
O Que Cai na Rede é Peixe (There's Always a Catch)
Água Para Heróis (Water, Water Everywhere)
Demolição (Steel)
Essa, Eu Já Ganhei (The White Ballot)
A Vaca Maltesa (The Maltese Cow)
Carga Perigosa (In Plane Sight)
O Sheik em Xeque (The Battle of Bel-Air)
A Volta aos Quartéis (Say It With Bullets)
Bebida Fatal (Pure-Dee Poison)
Cilada no Deserto (It's a Desert Out There)
Carros Depenados (Chopping Spree)
Os Terroristas (Harder Than it Looks)
Esquadrão do Mal (Deadly Maneuvers)
Gente de Boa Paz (Semi-Friendly Persuasion)
A Hora Final (Curtain Call)


Terceira Temporada 


Férias em Miami (Bullets and Bikinis)
O Mistério da Curva do Rio - Parte 1 (The Bend in the River (1))
O Mistério da Curva do Rio - Parte 2 (The Bend in the River (2))
Vida de Bombeiro é Fogo! (Fire!)
Pau Para Toda Obra (Timber!)
Barra Pesada (Double Heat)
Peças Bem Pregadas (Trouble on Wheels)
A Ilha (The Island)
O Falso Esquadrão (Showdown!)
Xerifes de Rivertown (Sheriffs of Rivertown)
Os Sinos de Santa Maria (The Bells of St. Marys)
Mudando a Moda (Hot Styles)
Pé-de-Coelho Azarado (Breakout!)
O Segredo é o Tempero (Cup A' Joe)
Sob Pressão (The Big Squeeze)
Campeão (Champ!)
No Continente Africano (Skins)
Jogatina (Road Games)
Aventureiros do Tempo Perdido (Moving Targets)
Cavaleiros da Estrada (Knights of the Road)
Lixo Industrial (Waste 'Em!)
Bounty
O Gênio da Pintura (Beverly Hills Assault)
Trouble Brewing
Esquadrão em Férias (Incident at Crystal Lake)


Quarta Temporada 


O Dia do Juízo Final - Parte 1 (Judgment Day—Part 1)
O Dia do Juízo Final - Parte 2 (Judgment Day—Part 2)
Dura Vida de Artista (Where is the Monster When You Need Him?)
O Bom Filho a Casa Torna (A Lease With an Option to Die)
A Trilha da Esperança (The Road to Hope)
O Coração do Rock N' Roll (The Heart of Rock n' Roll)
Bulcarama (Body Slam)
Corrida, Fórmula de Morte (Blood, Sweat and Cheers)
O Perdão de Templeton Peck (Mind Games)
Vizinhança Tranquila (There Goes the Neighborhood)
Quem é a Loira Afinal? (The Doctor is Out)
Tio Bugaloo (Uncle Buckle-Up)
Murdock e a Roda da Fortuna (Wheel of Fortune)
Ação Entre Inimigos (The A-Team is Coming, The A-Team is Coming)
Um Clube Muito Exclusivo (Member's Only)
Cowboy George (Cowboy George)
Wayne, o Doido, Vai Chegar (Waiting for Insane Wayne)
The Duke of Whispering Pines
Caça ao Tesouro (Beneath the Surface)
Missão de Paz (Mission of Peace)
O Problema com Harry (The Trouble With Harry)
Família Mafiosa (A Little Town with an Accent)
O Som do Trovão (The Sound of Thunder)


Quinta Temporada (Última)


O Preço da Liberdade (Dishpan Man) (Part 1 of The Court Martial)
Julgamento a Ferro e Fogo (Trial By Fire) (Part 2 of The Court Martial)
Na Linha de Fogo (Firing Line) (Part 3 of The Court Martial)
Uma Jogada de Mestre (Quaterback Sneak)
A Teoria da Revolução (The Theory of Revolution)
Uma Sombra do Passado (The Say U.N.C.L.E Affair)
Um Candidato à Morte (Alive at Five)
Reunião de Família (Family Reunion)
Beco Sem Saída (Point of No Return)
A Caveira de Cristal (The Crystal Skull)
Um Agente Para Ninguém Botar Defeito (The Spy Who Mugged Me)
O Esquadrão da Terceira Idade (The Grey Team)
Sem Reservas (Without Reservations)


Os nomes da série no mundo


The A-Team - EUA, Canadá e México
Das A-Team - Alemanha e Áustria
Agence Tous Risques - França
Esquadrão Classe A - Brasil e Portugal
Soldados da Fortuna - Portugal
Equipo A - Argentina, Uruguai e Chile
El Equipo A - Espanha
Drużyna A - Polônia
A-Komanda - Lituânia
A Takımı - Turquia
Em muitos outros lugares do mundo a série manteve seu nome original em inglês.


O crime que eles não cometeram


A história do assalto ao banco de Hanói vai aparecendo aos poucos ao longo dos episódios.

Já no final da guerra do Vietnam, o Esquadrão recebe do oficial comandante, Coronel Morrison, a missão de assaltar o banco de Hanói, com a esperança de ajudar a guerra a chegar ao fim.

Ao voltarem 4 dias depois do fim da guerra para a base, encontram o quartel general queimado e o Coronel Morrison e todos os oficiais assassinados por Viet Congs.

Como não haviam provas de que eles estavam cumprindo ordens militares, a corte militar os manda para o presídio de Fort Bragg.


Outras Curiosidades sobre o Esquadrão Classe A


O primeiro episódio do Esquadrão Classe A foi ao ar em 23 de Janeiro de 1983.
O ator Dirk Benedict que interpreta o tenente Templeton Peck, o "Cara-de-Pau", só estreou na série no 2º episódio, Children of Jamestown, "A Seita dos Fanáticos" no Brasil. No episódio piloto, Templeton era representado pelo ator Tin Dunigan.
O seriado foi filmado durante 5 anos, durante os quais foram gravados 98 episódios. Acabou em 1987 devido a gradativa queda de audiência. O último episódio foi exibido no dia 8 de Março de 1987 nos EUA.
Marla Heasley, a atriz da personagem Tawnia Baker, participou também da série Jornada nas Estrelas.
Mr. T, o B. A. teve uma infância pobre em um subúrbio, e praticava musculação com seus irmãos para que ficasse "grande" e pudesse ser respeitado no bairro, intimidando a prática da violência. Também trabalhou como lutador de Luta Livre e atuou no filme Rocky III, ao lado de Silvester Stallone.
Mr. T também praticou futebol americano na faculdade (de onde foi expulso no primeiro ano), esporte que pratica na alemanha oriental, no episódio 4 da quinta temporada, para salvar um cientista.
George Peppard faleceu em 1994 nos EUA, vítima de pneumonia. Atuou em filmes históricos do cinema norte-americano.
No episódio 10 da última temporada o Esquadrão A tem uma missão fora do comum, que é a de recuperar um artefato histórico, que é a caveira de cristal.
Uma das frases mais utilizadas pelo personagem Hannibal foi I´m On The Jazz. A frase He´s On The Jazz também foi utilizada por seus companheiros, referindo-se a ele quando ele se entusiasmava com um de seus planos mirabolantes. Esta frase foi traduzida como Ele está entusiasmado.
Geralmente os planos do Coronel Hannibal não saiam exatamente como previsto, mas entre uma reviravolta e outra sempre davam certo no final. Ele costumava utilizar a frase ´´Adoro quando um plano dá certo´´ no final das aventuras.
Em 2002 cogitou-se fazer um filme longa metragem do Esquadrão Classe A. Stephen J. Cannell começou a escrever o script, e o filme seria produzido pela Universal Studios. Contudo, em 2003, a Universal abandonou o projeto, e os direitos foram comprados pela 20th Century Fox. O roteirista Kevin Brodbin desenvolveria o projeto no lugar do roteirista original Richard Hatem. Em março de 2008, segundo reportagem da revista Variety, o diretor John Singleton foi anunciado como responsável pelo projeto, cujo lançamento está previsto para 12 de junho de 2009.
Dirk Benedict também dirigiu filmes. Ele foi diretor dos filmes Christina's Dream em 1994 e Cahoots em 2000.
Participaram dos episódios do Esquadrão Classe A grandes estrelas do cinema e da Televisão norte americana, entre eles: Boy George, Michael Ironside, Dean Stockwell, Yaphet Kotto, Dennis Haysbert, Hulk Hogan, Xander Berkeley, Andrew Robinson, Markie Post, Marc Alaimo, Lance Henriksen, Kurtwood Smith, Ed Lauter, Sam J. Jones, June Chadwick, Brion James, Tracy Reed, William Perry, Rick James, Robert Davi, Isaac Hayes, Sid Haig, Pat Sajak, Red West, Dennis Franz, Claudia Christian, Richard Moll, Sonny Landham, Ernie Hudson, Della Reese, Barry Van Dyke.
No primeiro capítulo da quarta temporada (que são dois episódios), aparece a actriz e apresentadora espanhola Ana Obregón interpretando a uma jovem chamada Marta, e estava, por assim dizê-lo, no bando dos maus.
O Esquadrão Classe A é capturado pelo coronel Stockwell na quinta temporada, e recebem a proposta de trabalhar para ele em missões suicídas ao invés de irem para a cadeia. Com a ajuda de um novo personagem, o Frankie Santana, eles conseguem forjar suas mortes.
O Furgão do Esquadrão Classe A, uma Van GMC nas cores preta e prata com sua característica faixa vermelha e suas rodas pintadas de vermelho, tornou-se um ícone da cultura pop dos anos 1980, sendo reproduzida por muitos aficcionados. Durante as gravações dos episódios foram utilizados 6 furgões no total, sendo que um deles está exposto no Museu de Carros de Estrelas, na cidade de Keswick, no norte da Inglaterra.

Em 2010, a versão cinematográfica da série chegará às telas do cinema dos EUA em 11 de junho, com Liam Neeson,como Hannibal; Bradley Cooper, como Faceman; Sharlto Copley, como Murdock; Quinton Jackson como B.A. Baracus; e Jessica Biel,como Lt. Sosa

Magnum

Magnum, P.I. é uma série de TV que fez muito sucesso nos anos 80.

Surgiu quando a CBS decidiu que deveria desenvolver um projeto que aproveitasse os equipamentos da série Havaí 5-0, que foi um seriado de muito sucesso nos anos 60 e anos 70. O primeiro nome lembrado para ser o protagonista foi Robert Conrad, que havia estrelado James West. Com a recusa, Tom Selleck, na época mais conhecido por fazer comerciais de televisão, foi convidado e aceitou o papel.


Magnum era um seriado de contradições e por isso até os dias atuais não tenha sido bem compreendido. Era uma séria de ação, mas que não abdicava de uma trama quase sempre inteligente e bem humorada. Passava-se em um cenário paradisíaco (as praias do Havaí) e exaltava o hedonismo do protagonista (um apaixonado por belas mulheres, camisas floreadas, cerveja e vôlei). Mas não deixava de ressaltar cicatrizes (físicas e morais) que a violência havia deixado em Thomas Sullivan Magnum, um ex-oficial da Inteligência Norte-Americana que se desligara da Marinha dos EUA para se tornar investigador particular.

O seriado era centrado principalmente no personagem principal (Magnum) e nos seus três amigos (outros dois veteranos do Vietnã: TC (Roger E. Mosley), que vira piloto de helicóptero, e Rick (Larry Manetti), gerente do Clube Kamehameha, além de um ex-oficial do Exército Britânico, Higgins (John Hillerman), responsável pela administração da mansão onde Magnum morava. Tudo pago pelo misterioso Robin Masters, um escritor que nunca aparecia.

A longa trajetória da série delineia o perfil do investigador, que vai se transformando no decorrer das temporadas. Como um retrato dos EUA dos anos Nixon/Carter/Reagan, Magnum acompanha as reflexões sobre o Vietnã, o final da Guerra Fria. Conforme as temporadas iam sendo exibidas, o clamor popular exigia que a série fosse tornando-se cada vez mais sombria, deixando de lado o humor presente nas temporadas anteriores para dar lugar a um Magnum mais e mais sisudo, menos brincalhão, piadista, levando rapidamente ao ápice da trama: Magnum ser baleado e morto, no fim da sétima temporada. Os produtores, sentindo que o filão ainda podia ser explorado, deram uma explicação ao "renascimento " de Magnum: Elel teria tido um sonho, causado por suas lembranças do Vietnã. Para contrabalançar essa reviravolta, criou-se um "duelo" entre Magnum e Higgins. Magnum tinha certeza absoluta que Higgins era, na verdade, seu misterioso mecenas, o escritor Robin Masters. Higgins, talvez divertindo-se com essa história, confirmava e logo após negava veementemente ser Masters. Fato nunca esclarecido pelos autores da série, mais de 20 anos após seu final. Esta "brincadeira" foi idealizada pois o ator Orson Welles havia morrido pouco tempo antes, e os produtores da série não quiseram ter gastos extras contratando outro ator para o papel de Robin Masters. No episódio final, durante os preparativos para o casamento de Rick (Larry Manetti), Magnum encontra-se com Higgins, que finalmente lhe confirma ser Robin Masters. Mais tarde, já no casamento, Higgins se diverte:

-Magnum, lembra-se do que falei sobre Robin Masters? Pois é, eu menti!

Desde o final da série, em 1988, o produtor Donald Bellisario não confirmou a identidade de Masters, deixando para os telespectadores caçar pistas nos episódios das oito temporadas e fazerem seu julgamento.

Águia de Fogo

Águia de Fogo (em inglês: Airwolf; em espanhol: Lobo del aire) é uma série televisiva estado-unidense que foi exibida de 1984 até 1987. O programa contava com um helicóptero militar supersônico, conhecido por Águia de Fogo, e sua tripulação participava de várias missões, muitas delas envolvendo espionagem, como o tema relacionado à Guerra Fria.


A série foi criada por Donald Bellisario em 1984, com um total de 80 episódios, para o canal CBS e foi transmitida no Brasil pelas emissoras Rede Globo e Rede Record.


Resumo
Baseado no filme homônimo, que deu origem à série, contava a história de Michael Coldsmith-Briggs III, vivido por Alex Cord, codinome "Arcanjo", que é o comandante de uma divisão especial da aeronáutica, que construiu o Águia de Fogo, chamada de "A Firma". Sua principal característica é usar um tapa olho e sempre se vestir de branco. Ele convoca o piloto Stringfellow Hawke, vivido pelo ator Jan-Michael Vincent, para recuperar a aeronave desaparecida na Líbia. Hawke vive em uma cabana no topo de uma montanha, isolado. Seu único companheiro é seu cão, Tet.

Hawke é um veterano da guerra do Vietnã, onde perdeu seu irmão, desaparecido em combate, desde então vive recluso. Ele tem como único amigo e companheiro de aventuras no Águia de Fogo, o veterano Dominic Santini, vivido pelo ator Ernest Borgnine, uma espécie de mentor.

Ao retornar da Líbia, após derrotar o criador do Águia de Fogo, Hawke e Dominic passam a usar o helicóptero como uma espécie de "supermáquina alada" para combater o crime e fazer justiça. Ao longo da série o Águia de Fogo passaria a ser chamada também de "Águia Vingadora" ou "Águia Justiceira". O clímax dos episódios da série eram as batalhas áereas envolvendo o sofisticado helicóptero.

Super Máquina

Knight Rider (A Super Máquina, no Brasil / O Justiceiro, em Portugal) foi uma série produzida por Glen A. Larson (que também fez outras séries como Galactica, Duro na Queda e Magnum) e produzida pela Universal Studios. Em 2008 foi criada uma nova série como o mesmo nome original com novos atores, mais no Brasil a série ficou conhecida como "A Nova Super Máquina" e em Portugal como "O Novo Justiceiro".

A série se iniciou em setembro de 1982 e se encerrou em maio de 1986, totalizando 4 temporadas e 84 episódios produzidos.

Sua primeira exibição no Brasil foi na TV Record, e em Portugal estreou na RTP. Estrelada por David Hasselhoff (como Michael Knight, um tipo de cavaleiro medieval mas nos dias atuais, que dirigia um carro com avançada tecnologia e personalidade própria, ganha a partir do desenvolvimento de uma inteligência artifical). Os episódios mostravam a luta contra o crime, com o mocinho equipado com as mais avançadas armas. "Eu queria fazer o Zorro (The Lone Ranger) com um carro" disse Larson, ou seja, um misto de ficção científica e faroeste.

A série teve imenso sucesso junto do público, muito devido ao carácter inovador de colocar um carro como personagem, dando também a conhecer ao mundo David Hasselhoff.

Tramas
A série inicia se quando o ex-combatente do Vietnã e policial a paisana Michael Arthur Long (Larry Anderson) está investigando um caso de espionagem industrial em Las Vegas, quando em uma emboscada, é traído por sua parceira, levando um tiro no rosto, que o deixa desfigurado. Resgatado pelo milionário Wilton Knight (Richard Basehart de Viagem ao Fundo do Mar), Long é levado ainda vivo à Mansão Knight, onde o melhor cirurgião plástico do país, o Dr. Ralph Wesley (Richard Anderson, conhecido como Oscar Goldman em O Homem de Seis Milhões de Dólares e A Mulher Biônica) tenta salvá-lo da morte. O diagnóstico do Dr. Wesley é simples: Long só não morreu porque tinha em sua fronte uma placa de metal (cirurgia militar feita na época de combatente), que desviou a bala que iria para a sua cabeça, saindo pelo rosto. O mesmo destino que salvou Long o condenou, pois a bala que saiu pelo rosto não deu condição a ninguém saber como ele era antes de ser baleado. Wilton decide reconstruir o rosto de Long para que ele ficasse parecido com o de seu filho renegado, dando a ele o nome de Michael Knight (David Hasselhoff de Baywatch SOS Malibu), enquanto Michael Long é dado como morto.

A Fundação Knight, trabalha para dar ao novo Michael, um novo instrumento de trabalho para o combate ao crime: um carro Pontiac Firebird Trans-Am computadorizado e com uma liga molecular que o torna indestrutível, a prova de fogo e balas, além de dotado do computador K.I.T.T. (Knight Industries Two Thousand ou Indústrias Knight 2000 em português), que comanda todas as funções do carro, e que ainda fala.

Enquanto K.I.T.T. está ficando pronto nos laboratórios da Fundação Knight, Michael Knight está se recuperando para voltar ao trabalho e combater o crime.

Neste intervalo, Wilton Knight morre, dizendo a Michael que "um homem pode fazer a diferença" Auxiliado pelo melhor amigo de Wilton, Devon Miles (Edward Mulhare), que assumiu os negócios da Fundação, Michael começa sua jornada com seu novo carro.

Nova série
A NBC anunciou no dia 13 de Dezembro de 2007 o lançamento do primeiro episódio da 1ª temporada da nova série no dia 17 de Fevereiro de 2008 com um novo carro (um Ford Shelby GT500KR), novos actores e uma participação especial de David Hasselhoff como Michael Knight. O primeiro episódio tem a duração de duas horas. Justin Bruening é o actor principal na série como Mike Tracer, o filho de Michael Knight.

A audiência em torno do novo episódio foi um grande sucesso, sendo que no dia de exibição nos Estados Unidos, cerca de 12 milhões de televisores estavam sintonizados no episódio. Foi a maior audiência de um filme feito para a TV desde 2005.

No Brasil, a série é exibida pelo canal por assinatura Warner Channel. O filme piloto foi exibido no Warner Movie no dia 03 de abril de 2009, e a 1ª temporada, com 17 episódios é exibida todos os domingos, às 20 horas, desde 05 de abril de 2009.

Na TV aberta brasileira, o episódio piloto foi exibido pela Rede Record pela primeira vez em 10 de junho de 2009, na Super Tela. A exibição do filme garantiu à emissora, segundo dados do Ibope, a liderança da emissora durante 23 minutos enquanto o filme estava sendo exibido.

Desde o dia 29 de agosto de 2009 a série é exibida na TV aberta brasileira pela Rede Record. Além de todas as mudanças que a série teve, No Brasil também o seu nome mudou, passando a chamar-se "A Nova Super Máquina".

Em Portugal a série estreou a 11 de Julho de 2009 no canal generalista em sinal aberto TVI, indo para o ar aos sábados às 17h00min. Como no Brasil além de todas as mudanças que a série teve, em Portugal o seu nome também mudou, passando a chamar-se "O Novo Justiceiro".

Curiosidades
A série foi um sucesso em todo o mundo, sendo apresentada em mais de 70 países.
Em termos de mercado, a série teve um retorno financeiro muito grande. No Brasil, a empresa de brinquedos Glasslite lançou uma linha completa de brinquedos sobre a série.
A série foi responsável pelo aumento das vendas do Pontiac Firebird Trans-Am (o carro da série), que andavam baixas nos modelos anteriores do carro. A série aproveitou o lançamento da nova geração (a quinta) em 1982 para lançar a série no mercado, visto que a Pontiac tinha contrato de exclusividade com os estúdios da Universal, que fazia a série.
A voz do K.I.T.T. era feita no idioma original ((em inglês)) pelo ator William Daniels, e dublada em português por Isaac Bardavid (famoso por emprestar a voz ao Wolverine no desenho e nos filmes dos X-Men, e ao Capitão Haddock no desenho Tintin). Na última temporada, a voz foi dublada por André Filho (que fez a voz de Christopher Reeve nos filmes do Superman).
O protagonista da série David Hasselhoff só conheceu o ator que interpretava a voz de K.I.T.T. seis meses após o início da série.

O interior do K.I.T.T.No Brasil, a série foi alvo de especulações e lendas acerca dos direitos de exclusividade para exibição da série. Uma das mais famosas diz que, na época, a Rede Globo se interessou na compra da série, mas a Universal só aceitava vender o pacote (a 1ª temporada completa e a 2ª em vias de ser produzida). Por causa do pacote, a Globo recusou a compra, achando que a série não cairia no gosto do público. De olho na compra, Sílvio Santos (que tinha participação na Rede Record de Televisão na época [meados dos anos 80), comprou a série em pacote logo depois da oferta feita à Globo, juntamente com um contrato de exclusividade com a Universal Studios em filmes e séries, e ganhou o direito de exibir a série. Primeiro na Rede Record, e posteriormente no SBT, quando Sílvio vendeu sua parte da Record para a Igreja Universal. A Globo chiou bastante na época, por ter sido preterida, e pelo horário inicial da série (aos domingos às 21 horas, que roubava quase 2/3 da audiência do Fantástico) mas diante do contrato de exclusividade assinado entre Sílvio e a Universal, a chiadeira da Globo cessou. Mas, como dizem, é apenas uma lenda…
Em 1991, foi feito o longa A Supermáquina 2000 (Knight Rider 2000 no original), onde Michael Knight voltava a ativa após 10 anos afastado da Fundação, e instala a CPU de K.I.T.T. (que havia sido desmontado e desativado) em seu Chevy Bel Air 1957, mas o antigo chip de K.I.T.T. acabou parando na cabeça de uma policial. A Fundação prepara um novo carro, o Knight Industries Four Thousand (K.I.F.T. ou Indústrias Knight 4000, em portugês), que é um Pontiac Banshee vermelho ano 1988, onde posteriormente foi instalada a CPU de K.I.T.T.. Este longa passou no SBT, no Universal Channel, e na Rede Globo no Interncine. Destaque para o vilão Thomas J. Watts (interpretado por Mitch Pileggi, mais conhecido e aclamado como o agente Walter Skinner em Arquivo X).Neste filme o falecido ator James Doohan o Montgomery Scott de Jornada nas Estrelas fez uma ponta no filme.
Em 1986, David Hasselhoff visitou o Brasil, quando do lançamento da última temporada da série, sendo entrevistado pelo Viva a Noite nas Cataratas do Iguaçu.
Está previsto um filme para TV da Supermáquina com data de lançamento para fevereiro de 2008, com David Hasselhoff produzindo e atuando no filme. O carro para ser o novo K.I.T.T. já está escolhido: é um Ford Mustang Shelby GT 500 KR preto, com a luz seqüencial vermelha no capô do carro.
A dublagem brasileira ficou a cargo da Herbert Richers, que ficou com os seguintes dubladores:
Michael Knight Júlio Chaves
Devon Miles José Santa Cruz
K.I.T.T. Isaac Bardavid (Da 1ª à 3ª temporada) e André Filho (Na 4ª temporada)
Bonnie Barstow Fátima Mourão (1ª e 3ª temporadas) e Angela Bonatti (4ª temporada)
April Curtis Juraciara Diácovo (2ª temporada)
RC3 (Reginald Cornelius III) Nizo Neto (4ª temporada)
No Brasil, as três primeiras temporadas da série foram exibidas na Rede Record. E o SBT exibiu a última temporada.
Na TV a cabo, os episódios foram exibidos pelo antigo canal USA (atual Universal Channel) da Globosat de março de 1996 a novembro de 1998, totalizando 6 (seis) reprises de todos os episódios. E o Canal 21 da Bandsat exibiu os episódios de maio de 2001 a setembro de 2002, mas sem alguns episódios e totalmente fora de ordem.
Em Portugal foram já lançadas as quatro temporadas em DVD. No Brasil ainda faltam serem lançadas pela Universal a terceira, a quarta e a quinta temporada, o que ainda esta dependendo da Universal do Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...