Pesquisar este blog

domingo, 28 de março de 2010

Heroes


Heroes é uma série dramática norte-americana, criada por Tim Kring, que estreou na NBC no dia 25 de setembro de 2006. A série conta a história de pessoas comuns que descobrem ter habilidades especiais, tais como telepatia, capacidade para voar, etc. Esses indivíduos apercebem-se que estão conectados e de que têm por missão evitar a realização de desastres normalmente previstas nas imagens feitas por pintores com o dom de precognição.

A série segue o estilo das histórias em quadrinhos / banda desenhada estadunidenses, com acontecimentos que se desenvolvem em mais de um episódio. A série é produzida pela Universal Media Studios, em associação com Cauda Productions, e é filmado principalmente em Los Angeles, Califórnia. Os produtores executivos são Allan Arkush, Dennis Hammer, Greg Beeman e Tim Kring.

Aclamada pela crítica, a primeira temporada de Heroes teve 23 episódios e garantiu uma média de 14,3 milhões de telespectadores por episódio nos Estados Unidos, recebendo a audiência mais alta de uma série drámatica da NBC em cinco anos. A segunda temporada de Heroes atraíu uma média de 13,1 milhões de espectadores e foi a única série da NBC entre os vinte programas mais vistos dos E.U.A durante a temporada 2007-08. Um total de 24 episódios foram encomendados para a segunda temporada, mas apenas onze episódios foram transmitidos, devido à greve de 100 dias dos roteiristas americanos. A greve levou ao adiamento inicial e eventual cancelamento de seis episódio intitulado "spin-off Heroes: Origins". Heroes regressou com a sua terceira temporada, em 22 de setembro de 2008.

Uma extensão da série na internet, Heroes 360 Experience, posteriormente renomeada como Heroes: Evolutions, foi criada para explorar o universo dos Heróis e fornecer informações sobre a mitologia da série. Outros mídias oficiais incluem revistas, websites, um jogo móvel, roupas e outras mercadorias. A NBC Universal anunciou em 2 de Abril de 2008, que a NBC Entretenimento Digital iria lançar uma série de conteúdo on-line para o verão e outono de 2008, incluindo o conteúdo da web mais original, histórias em quadrinhos disponíveis para visualização e webisodes.

Heroes tem garantido uma série de prêmios e indicações. A série foi indicada em oito categorias no Primetime Emmy Awards 2007, incluindo Outstanding Drama Séries, e foi também indicada para a Melhor série drámatica da televisão, no Globo de Ouro 2007. A série ganhou um People's Choice Award em 2007 na categoria de Melhor novo drama, e foi indicada o Programa do Ano em 2007 pela Television Critics Association e Melhor Programa Internacional no Bafta Awards 2008.

A NBC planeja produzir uma quarta temporada de Heroes, uma vez que a série é um dos programas mais vistos pela faixa etária de 18-49 anos (A mais importante da TV americana), bem como tendo um forte apelo internacional e uma grande audiência. A emissora pretende produzir de 18 a 20 episódios para o quarto ano da série.

Heroes estreou em Portugal em Setembro de 2007 no canal FOX, estando a ser emitida a 4ª temporada.

Sinopse
A trama de Heroes é projetada para ser semelhante das histórias em quadrinhos com pequenas histórias que serão um pano de fundo para "a grande ação global da série". Cada temporada de Heroes foi concebida para envolver pessoas comuns que descobrem poderes extraordinários, e como essas habilidades produzem efeitos na vida da personagem.

Primeira Temporada
A primeira temporada possuiu 23 episódios, que foram ao ar às segundas-feiras ás 9:00 da noite nos Estados Unidos, com início em 25 de setembro de 2006. A Temporada constou de um primeiro volume, conhecido como "Genesis". A série entrou em hiato por duas vezes, primeiro a partir de 4 de dezembro de 2006 a 22 de janeiro de 2007, e novamente a partir de 5 março para 23 de abril de 2007, com o último episódio sendo transmitido no dia 21 de Maio de 2007. O volume começa como um grupo de pessoas aparentemente normais que aos poucos vão se tornando conscientes de que eles têm habilidades especiais. Eventos ilustram as suas reações a estas habilidades e bem como a descoberta afeta sua vida pessoal e profissional. Ao mesmo tempo, várias pessoas comuns estão investigando as origens e extensão destas habilidades. Mohinder Suresh, um geneticista, continua a pesquisa do seu falecido pai sobre tais habilidades, enquanto Noah Bennet representa uma organização secreta conhecida apenas como a "Companhia". Embora tenham que lidar com suas novas habilidades, cada personagem, quer queira ou não, terão que parar os planos da Companhia de controlar as pessoas especiais e impedir que Nova York seja destruida por uma explosão nuclear.

Segunda Temporada
A segunda Temporada foi composta de 11 episódios transmitidos nas segundas-feiras às 9:00 da noite nos Estados Unidos, com início em 24 de setembro de 2007. Apenas 11 dos 24 episódios planeados foram produzidos por causa da greve dos roteiristas. A segunda temporada constou do segundo volume da série, intitulado "Generations". A Temporada dois terminou em 3 de dezembro de 2007. O volume dois começa quatro meses após os acontecimentos do Kirby Plaza. A principal história do arco "Generations" prende-se a Companhia e suas pesquisas sobre o vírus Shanti. Esta investigação é explorada através dos fundadores da Companhia, cujas identidades são reveladas, assim como através dos efeitos de diferentes tipos do vírus. Os "heróis", em última instância, se juntam em uma tentativa de parar o lançamento de um mortal vírus e de evitar uma pandemia global. Originalmente a segunda temporada seria composta por três volumes, porém, devido à greve dos roteiristas, a temporada foi redesenhada para abranger apenas um volume chamado "Generations". Inicialmente o terceiro volume seria chamado de "Êxodus", e o volume 4 teria o nome de "Villains". Como resultado da greve, o volume 3 foi alterado para "Villains" e foi movido para a terceira temporada. O volume "Exodus" que foi originalmente concebido para mostrar os efeitos da liberação do vírus Shanti, foi cancelado. Cenas do final do volume foram regravadas para refletir o cancelamento do volume "Exodus" , e para fechar de vez, todas as histórias de "Generations".


Terceira Temporada
A estréia do terceiro volume, "Villains", foi precedida por uma hora com recapitulações dos acontecimentos passados, juntamente com entrevistas com o elenco da série e da equipe. O volume três começou com a tentativa de assassinato de Nathan Petrelli, e as consequências que isso tem para o futuro. Além disso, vários vilões fogem do Nível 5, quando Elle perde os controles dos seus poderes e solta uma descarga elétrica, o que acaba destravando as portas. Agora cabe a Companhia tenta recaptura-los. Arthur Petrelli se cura da paralisia após de absorver a habilidade de cicatrização de Adam Monroe e reúne alguns vilões (Flint Gordon Jr., Knox, e Daphne Millbrook), e mais tarde se junta ao grupo: Mohinder Suresh, Nathan, Tracy Strauss, Elle Bishop e Sylar. O objetivo de Arthur é criar uma fórmula para dar habilidades às pessoas comuns, mas depois de muitas falhas logo percebemos que eles precisam encontrar um catalisador. Claire e Hiro voltam no tempo e acham o catalisador que é dado à Hiro por sua mãe. O que acaba não adiantando muito, pois Arthur intervém e agarra o catalisador e Hiro perde os poderes e fica preso no passado. Posteriormente, Peter Petrelli e O haitiano enfrentam Arthur pelo controle da fórmula. No final, Arthur é morto por uma bala disparada por Peter, que é "controlada" por Sylar, dizendo que ele é o assassino e não Peter. Peter injeta-se com a fórmula para salvar Nathan, que estava do lado do pai. Ando ganha a habilidade de aumentar os poderes dos outros (ele conseguiu aumentar os poderes de Daphne, permitindo que ela voltasse no tempo e resgatasse Hiro); Claire, Noah, e Angela veem a Primatech pegar fogo com Meredith e Sylar lá dentro.


O Volume Quatro começa com Nathan Petrelli revelando ao presidente sobre a existência de indivíduos com habilidades especiais. O presidente autoriza Nathan a capturar todos os heróis. Todos os personagens principais serão capturados, com exceção de Sylar, que escapa dos agentes de Nathan enquanto tenta localizar seu pai biológico.

O nome do Volume Quatro foi revelado por Tim Kring durante o Festival de TV de Edimburgo de 2008. Fugitives será formado pelos últimos doze episódios da terceira temporada, sua transmissão será entre 2 de fevereiro a 20 de abril de 2009.

Tim Molloy da TV Guide disse que Heroes irá retornar às suas raízes com "fugitives", em mais uma tentativa de atrair novos espectadores e reconquistar os que desistiram da série devido aos muitos personagens e enredos. Tim Kring havia dito em uma declaração: "Este volume voltará a estaca zero. O público não precisa saber de quase nada do volume anterior para entender o enredo." Molloy espera que a reinicialização salvará a série da queda brusca na audiência. Angela Bromstead, presidente da Primetime entretenimento na NBC, manifestou a sua preocupação sobre os produtores terem se perdido do seu foco original: "pessoas comuns com habilidades extraordinárias", dizendo "Eles podem ter exagerado na quantidade de personagens e enredos. O volume fugitives começa sua história com os heróis tentando levar uma vida normal, até que Claire descobre o plano de Nathan de caçar e capturar todas as pessoas com habilidades.

O vencedor do Emmy Award pela série Danos, o ator Zeljko Ivanek fará uma participação de 10 episódios no Volume 4, como um personagem chamado "O Caçador".

Webseries
Em 14 de julho de 2008, o primeiro websódio de Heroes, Going Postal, foi liberado. A trilogia de vídeos on-line só introduz Echo DeMille, um carteiro aparentemente normal com uma extraordinária capacidade. As três partes da série são escritas e dirigidas pela mesma equipe criativa por trás da série principal. Em 10 de novembro de 2008, o segundo websódio de Heroes, Destiny, foi liberado. Este é o primeiro de muitos outros webisódios patrocinados pela Sprint. Esta série é uma tetralogia. Destini introduz Santiago, escolhido pelos fãs. Santiago pergunta se a sua recém descoberta habilidade é um milagre ou qualquer outra coisa. Nas ruas de Lima, Peru, ele descobre seus poderes. Em 15 de dezembro de 2008, o terceiro websódio de Heroes, O Recruta, foi liberado. O Recruta introduz Rachel Mills, uma marinheira, que sobrevive a explosão da Pinehearst. Este acontecimento está ligado ao final do Volume 3. Em 22 de dezembro de 2008, o quarto websódio de Heroes, Hard Knox, foi posto na rede. Nesse episódio voltamos 18 meses no tempo e descobrimos que Matt Parkman conhecia o vilão Knox antes de ambos começaram a manifestar suas habilidades. Esse enredo faria parte do episódio villains, mas foi cortado devido a falta de tempo.

Um novo websódio de Heroes mostra o passado de Eric Doyle, o personagem das marionetes. O websódio será lançado no final de abril de 2009.

Quarta Temporada
A 4ª temporada, assim como 5º Volume, tem como Redemption, que tem data de estreia nos EUA dia 21 Setembro de 2009.

A última cena de Volume Quatro dará uma visão sobre os rumos que o quinto volume irá tomar. Ele será chamado de "Redenção", de acordo com as mais recentes entrevistas. A quarta temporada de Heroes terá entre 18 e 20 episódios.

Elenco e personagens
Originalmente, Tim Kring planejou que o elenco mudasse a cada temporada. Contudo, ele mudou de idéia quando percebeu que os personagens originais já faziam um imenso sucesso com o público. Daí ele trouxe de volta a maior parte do elenco da primeira para a segunda temporada, com alguns novos personagens. Na sua primeira temporada, o elenco era formado por doze personagens principais, o que tornava a série com o terceiro maior elenco da TV Americana atrás apenas de Desperate Housewives e Lost. Inicialmente o elenco principal era formado por dez atores, Leonard Roberts (D.L. Hawkins), que apareceu pela primeira vez na série quinto episódio, foi mais um membro do elenco principal a ser adicionado. No episódio onze da primeira temporada, Jack Coleman (Noah Bennet), deixou de ser um personagem secundário e passou a ser o décimo segundo membro do elenco principal.

A primeira temporada teve 12 grandes papéis. Hayden Panettiere interpretou a líder de torcida Claire Bennet, que tem a capacidade de se regenerar espontaneamente. Jack Coleman interpretou o seu pai Noah Bennet, um agente da Primatech. Santiago Cabrera retratou o viciado Isaac Mendez que podia pintar o futuro. Tawny Cypress retratou Simone Deveaux, uma vendedora de arte. Greg Grunberg retratou o policial de Los Angeles, Matt Parkman que tinha o dom de ler as mentes das pessoas. Ali Larter interpretou Niki Sanders, uma stripper de internet com um grave problema de transtorno dissociativo de identidade e super força. Leonard Roberts retratou o marido de Niki, um ex-presidiário que podia atravesssar paredes. Noah Gray-Cabey atuou como Micah Sanders, filho de Niki e DL que tinha o poder de se comunicar com máquinas. Masi Oka retratou o manipulador do tempo e espaço, Hiro Nakamura. Adrian Pasdar desempenhou o papel de Nathan Petrelli, um candidato do Congresso com a habilidade de voar. Sendhil Ramamurthy atuou como o geneticista Mohinder Suresh. E Milo Ventimiglia interpretou o altruísta enfermeiro Peter Petrelli, com capacidade de imitar habilidades dos outros.

Durante as primeiras duas temporadas, alguns personagens foram escritos para sair da série para dar espaço para novos personagens com novas histórias. Simone foi a primeira personagem principal a sair, morrendo quase no final da primeira temporada. DL se tornou um personagem recorrente após os acontecimentos do final da primeira temporada, fazendo duas aparições na segunda temporada. Isaac Mendez morreu pelas mãos de Sylar, o que foi mostrado durante a expedição de Hiro Nakamura no futuro no ínicio da série.

Adições de novos personagens foram feitas na nova temporada incluindo Maya Herrera, desempenhada por Dania Ramirez, uma fugitiva com a capacidade de emitir um vírus mortal; Adam Monroe, um inglês de 400 anos com a capacidade para se regenerar, retratado por David Anders; Monica Dawson, retratada por Dana Davis, uma trabalhadora de um restaurante com capacidade para imitar qualquer movimento físico que ela vê, e Elle Bishop uma sádica sociopata com a capacidade de gerar electricidade interpretado por Kristen Bell. Dois personagens secundários durante a primeira temporada , Sylar, retratado por Zachary Quinto, e Ando Masahashi, retratado por James Kyson Lee, se tornaram dois personagens principais.

Começando a terceira temporada, Angela Petrelli, retratado por Cristine Rose, até então uma personagem secundária passou a ser uma personagem principal. Já Elle, Adam e Micah foram retirados do elenco principal. Monica Dawson foi retirada da série, tendo feito sua última aparição no final da segunda temporada. Niki Sanders foi morta, mas a atriz Ali Larter permaneceu no show com uma nova personagem: Tracy Strauss, uma irmã trigêmea de Niki com o poder de congelar qualquer coisa através do toque.

Mitologia
Heróis inclui uma série de elementos fictícios e misteriosos atribuídos a fenômenos de ficção cientifica e sobrenaturais. Tim Kring e os criadores da série fazem referência a estes elementos ficcionais como parte da mitologia da série. Kring confirmou que, embora o espetáculo não tenha uma única mitologia, ele não quer afundar a série em demasia nesse aspecto. Pelo contrário, Kring tem utilizado cada volume para explicar cada elemento mitológico. No que diz respeito a mitologia da série, Kring disse, "temos falado se Heroes vai até cinco temporadas. No que diz respeito à data de término do show, Kring já comentou que, "Isto não quer dizer que a série tem hora certa pra acabar… sua data de término é considera em aberta".

Entre os elementos mitológicos da série estão: a Companhia, a lenda de Takezo Kensei, as pinturas do futuro, os super poderes e as suas origens, o vírus Shanti, a revistinha 9th wonders e muitos outros elementos e temas mitológicos

Transmissão
Desde sua estréia nos Estados Unidos da América, Heroes vem ganhando admiradores em diversos países. A estréia de novos episódios acontece nas noites de segunda-feira, no canal estadunidense NBC. Em Portugal, a TVI (canal aberto) estreou a série em 14 de abril de 2007 e a mesma vem sendo transmitida também pelo canal FOX da televisão por cabo. No Brasil, a série é exibida pelos canais de TV paga Universal Channel e Sci Fi Channel desde o dia 21 de janeiro, e na TV aberta pelo canal da Rede Record.


Em 6 de outubro de 2006, o presidente da NBC Entertainment, Kevin Reilly, anunciou que Heroes fora selecionada para uma temporada completa. Em 17 de janeiro de 2007, Reilly anunciou que a série fora selecionada para uma terceira temporada.

Havia planos para exibir uma série paralela chamada Heroes:Origins, que mostraria novos personagens e, ao final dessa série, o público votaria em qual personagem deveria ser incorporado à série principal. Porém, a greve de roteiristas, em novembro de 2007, causou a suspensão do projeto.

Slogan
Os primeiros quatro episódios foram promovidos com a frase "Pessoas comuns descobrindo habilidades extraordinárias". Ao final do quarto episódio, há um evento que lança a segunda temática, em que o slogan "Salve a líder de torcida, salve o mundo" na exibição no Brasil e "Salvem a chefe de claque, salvem o mundo" na de Portugal aparece muitas vezes. Alguns personagens presumem que essa frase está relacionada com a líder de torcida de uma escola no Texas, Claire Bennet, que possui a habilidade de rapidamente se recuperar de ferimentos, e com as visões apocalípticas do artista Isaac Mendez sobre Nova Iorque. Começando na conclusão do episódio Fallout, uma nova frase apareceu: "Você está na lista?", apesar de tal frase não ser mencionada no preview de The Fix. À medida que os personagens lentamente descobrem suas habilidades e a existência de outros como eles, começam a perceber que precisam juntar-se para impedir uma catástrofe e salvar a Humanidade. Na reta final da primeira temporada, a série assume a chamada "É hora de salvar o mundo" no Brasil e "É tempo de salvar o mundo" em Portugal.

Notas de Produção
A série já foi filmada em vários locais do mundo. Entre eles: Los Angeles, Nova Iorque, Santa Clarita, Las Vegas, Costa Verde, Tóquio, Paris, Ucrânia, Rússia, Honduras, Haiti, Canadá, México, entre muitos outros.

Heroes 360 Experience
O Heroes 360 experience é uma extensão da série na Internet, lançada em 19 de janeiro de 2007. A "experiência" ainda está em curso, e os autores da série utilizando diferentes recursos para atrair públicos distintos, como quadrinhos, vídeos, álbuns de fotos e cartões colecionáveis.

Arquivo X


The X-Files (Arquivo X no Brasil, Ficheiros Secretos em Portugal), foi uma premiada série de televisão estadounidense de ficção científica exibida ao longo dos anos 1990 e criada por Chris Carter.

Estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002. Foi um sucesso para a emissora FOX, e os as personagens e slogans, por exemplo, "The Truth Is Out There" (A verdade está lá fora), Trust No One (Não confie em ninguém), I Want to Believe (Eu quero acreditar), tornaram-se marcos na cultura pop na década de 1990. A série também gerou uma série derivada, The Lone Gunmen.

Na série, os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) são investigadores de arquivos-x: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais. Mulder acredita na existência de extraterrestre e no paranormal, enquanto Scully, uma cética, é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder. Ainda no começo da série ambos agentes tornam-se alvo de grandes conflitos (denominados "mitologia" pelos produtores), e começam a confiar apenas um no outro. Eles desenvolvem um relacionamento próximo, começando com um sentimento platonico e depois tornando-se um relacionamento romântico no término da série.

A série ganhou popularidade no meio da década de 1990, conduzindo a um filme em 1998, chamado (The X-Files: Fight The Future. Este foi seguido por um filme após o término da série, The X-Files: I Want to Believe, em 2008. Nas duas últimas temporadas, Gillian Anderson tornou-se a protagonista enquanto David Duchovny aparecia intermitentemente, e novas personagens foram introduzidas: os agentes John Doggett (Robert Patrick) e Monica Reyes (Annabeth Gish), enquanto o chefe de Mulder e Scully, o Diretor Assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi), também tornou-se personagem central. Até o término da série, Arquivo-X era a série com maior tempo de duração na história da televisão americana, posto ocupado logo após por Stargate SG-1

No Brasil foi ainda exibida pela Rede Record e em Portugal, tem sido retransmitida nos últimos anos pela FOX.

Histórico
A série estreou em setembro de 1993 e terminou em maio de 2002. Muito do seu sucesso deveu-se aos dois atores principais, David Duchovny e Gillian Anderson que interpretaram os agentes do FBI: Fox Mulder e Dana Scully que investigam casos paranormais e outros mistérios não explicados pelo Arquivo X.

Sinopse
O Arquivo X é uma arquivo que contem relatos sobre casos paranormais e não explicados que acabaram guardados no subsolo do FBI, mais tarde achados pelo agente Fox Mulder. Desacreditado e debochado pelos outros membros do FBI, Mulder começa a investigar esses arquivos X que contém casos de abduções e parecem envolver uma conspiração do governo americano para esconder a existência de vida extraterrestre. Nos arquivos também se encontram casos evolvendo satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo e outros casos misteriosos.

E dentro da sua busca frutífera pela verdade está seu objetivo inicial, que é encontrar sua irmã, raptada há mais de vinte anos e que ele acredita ter sido abduzida por alienígenas.

Na tentativa de invalidar as suas investigações e fechar o arquivo x, o FBI recruta a agente Dana Scully, uma agente que além de médica, cientista e legista, é cética e deve reportar e dar uma explicação cientifica para os estranhos casos que Mulder e ela vão investigar, mais ou menos como uma espiã. Entretanto com o passar do tempo, a própria agente Scully começa a se dar conta de que as inacreditáveis teorias de seu parceiro fazem sentido e cada vez mais a sua ciência passa não mais a confrontar o que testemunha, mas a buscar respostas científicas para tais acontecimentos.

Pouco a pouco, Scully torna-se mais crente e sua parceria com Mulder evolui a estágios inesperados de grande amizade (nas temporadas seguintes um romance) e cumplicidade na busca pela verdade e para desbaratar a grande conspiração que envolve os altos escalões do governo americano.

Personagens - Principais
Ator - Personagem - Anos
David Duchovny - Agente especial Fox William Mulder 1993 A 2002
Temporadas 1 A 9
The X-Files (filme) The X-Files: I Want to Believe (2008)
Gillian Anderson - Agente especial Dana Katherine Scully, M.D. 1993 A 2002 Temporadas 1 A 9. >The X-Files (filme) The X-Files: I Want to Believe (2008)

Produção - Música
O compositor Mark Snow se envolveu com Arquivo-X através de uma amizade com o produtor executivo R.W. Goodwin. Inicialmente quando a equipe de produção falava sobre quem iria ser o encarregado das composições, Chris Carter não sabia a quem perguntar. No total de 10 à 15 pessoas foram vistas, mas Goodwin continuou a pressionar para Snow ser o chefe de composição. Snow fez três audições, mas não recebeu nenhum aviso da produção se iria ou não trabalhar na série. Então um dia, o agente de Snow ligou para ele, falando sobre o episódio piloto, e dizendo que ele havia conseguido a parte.

De acordo com "Behind the Truth" no DVD da primeira temporada, Snow criou o efeito de eco no famoso tema de Arquivo-X por acidente. Ele disse que havia passado por várias revisões, pois Carter sentia que algo não estava certo. Carter saiu da sala e Snow colocou a mão e o antebraço no seu teclado em frustração. Snow disse, "o som estava no teclado. E assim ficou." O segundo episódio, "Deep Throat", foi a primeira vez que Snow compôs sozinho a trilha sonora de um episódio inteiro de Arquivo-X.

Snow também compôs a trilha sonora para o filme The X-Files: I Want to Believe e lançou no álbum The X-Files: I Want to Believe: Original Motion Picture Score. As músicas foram gravas com a Hollywood Studio Symphony em maio de 2008 no Newman Scoring Stage. A banda britânica UNKLE gravou uma nova versão da música tema para os créditos final do filme.

Temas
Abordando temas tais como teorias da conspiração envolvendo alienígenas, encobrimentos governamentais de alto nível e paranormalidade, a série conseguiu conjugar características de séries como A Quinta Dimensão, Além da Imaginação e Twin Peaks. Também abordava frequentemente temas mais místicos, como satanismo, relatos de aparições de fantasmas, ocultismo, e outros arquivos x sem explicações.

O sucesso da série
Arquivo X fez tanto sucesso que originou um spin-off chamado The Lone Gunmen (Os Pistoleiros Solitários) focada nos três amigos de Mulder que investigam atividades secretas do governo estadounidense. Suas descobertas são publicadas num jornal independente chamado de A Bala Mágica, publicado pela editora Os Pistoleiros Solitários, batizado em homenagem à teoria de que um segundo atirador estaria envolvido no assassinato de John Kennedy. Arquivo X foi celebrado pela crítica e público e também tornou-se um fenômeno internacional. O tom conspiratório com mistura de paranóia e horror encantou muitos telespectadores. É um dos maiores fenômenos de audiência dos últimos anos. Com fãs no mundo todo, a série já foi exibida em mais de trinta países. Premiada com o Globo de Ouro como melhor série dramática de televisão e vários prêmios Emmy ao longo dos nove anos da série. Foi líder em audiência em vários países como Estados Unidos, Austrália, Espanha, Inglaterra e Brasil, entre outros.

Prêmios
Golden Globe Award para Melhor Série (drama): 1994, 1995 e 1996.
1997 - Melhor Ator em Série Dramática - David Duchovny
1997 - Melhor Atriz em Série Dramática - Gillian Anderson
1998 - Melhor Série Dramática - Arquivo X

Filmes
O primeiro filme foi Arquivo X: O Filme e o segundo foi Arquivo X: Eu Quero Acreditar. O primeiro filme ocorre entre a quinta e a sexta temporada da Série. Enquanto o segundo filme ocorre seis anos após os eventos do Final da Série.

Mensagens da série
A maior parte dos episódios de Arquivo X exibiu a tradicional mensagem A Verdade está lá Fora Alguns episódios que não exibiram a tradicional mensagem A Verdade está lá Fora (The Truth is Out There) no início foram:

Jogo de Gato e Rato (The Erlenmeyer Flask), com a mensagem Não confie em ninguém (Trust no One)
A Ascensão - Parte 2 (Ascension),com a mensagem Negue Tudo (Deny Everything)
Anasazi - Parte 1 (Anasazi),com A Mensagem principal mostrado em língua navajo: EL 'AANIGOO 'AHOOT'E (A Verdade está lá Fora)
O Falso Alienígena - Parte 2 (731), com a Mensagem Desculpar-se é política (Apology is Policy)
Procura Incessante - Parte 2 (Herrenvolk), com a Mensagem Tudo Morre (Everything Dies)
Teliko (Teliko),com a Mensagem Iludir,Enganar,Obstruir (Deceive, Inveigle,Obfuscate)
Terma: A Pedra da Morte - Parte 2 (Terma), com a Mensagem Mas isso se move (E Pur Si Muove) (dita por Galileu Galilei antes de ser forçado pela Inquisição a concordar que a Terra permanece parada)
A maior das mentiras - Parte 1 (Gethsemane), com a Mensagem Acredite na Mentira (Believe the Lie), que rendeu o título de um álbum da banda inglesa Oasis, chamado Don't Believe The Truth
A Paciente X - Parte 2 (The Red and the Black), com a Mensagem Resistir ou Servir (Resist or Serve)
Triângulo (Triangle),com A Mensagem principal mostrada em língua alemã: Die Wahrheit ist irgendwo da draußen (A verdade está lá fora)
O Antinatural (The Unnatural), com a Mensagem No Grande Turno (In the Big Inning) (termo relativo a beisebol, que é o tema do episódio)
A Sexta Extinção – Parte 3 (The Sixth Extinction II: Amor Fati), com a Mensagem Amor do Destino em latim (Amor Fati)
Libertação – Parte 2 (Closure), com a Mensagem Acredite para Entender (Believe to Understand)
Nada Importante Aconteceu Hoje – Parte 2 (Nothing Important Happened Today II), com a Mensagem Nada Importante Aconteceu Hoje(Nothing Important Happened Today)
4-D (4-D), com A Mensangem principal de trás para frente: aroF ál átsE edadreV A (A verdade está lá fora)
Não Confie em Ninguém (Trust No 1), com a Mensagem Eles Estão Vendo (They're Watching)
Improvável (Improbable), com a Mensagem Deus te ama em latim: Dio ti ama

Participações especiais
Vários atores e atrizes famosos já fizeram participações especiais em Arquivo X, abaixo vemos alguns deles:

O ator Seth Green participa do episódio: A Verdade Está Lá Fora (Deep Throat) da Primeira Temporada.
O Ator Tony Shalhoub participa do episódio: Luz Suave (Soft Light) da Segunda Temporada.
O Ator Jack Black participa do episódio: O Raio da Morte (D.P.O.) da Terceira Temporada.
A atriz Lucy Liu participa do episódio Dinheiro Infernal (Hell Money) da Terceira Temporada.
A atriz Lucy Lawless, protagonista da série Xena: Warrior Princess participa dos episódios Nada Importante Aconteceu Hoje I e II (Nothing Important Happened Today I e II) da Nona Temporada.

Família Soprano


The Sopranos (Os Sopranos em Portugal, Família Soprano no Brasil) foi uma premiada série de televisão dramática americana criada em 1999 por David Chase e produzida pela HBO.

A série acompanha a vida de "Tony Soprano", um mafioso ítalo-americano de Nova Jersey que procura a ajuda de uma psiquiatra para conseguir lidar com a sua vida familiar e com os negócios da máfia.

Como anunciado em 2006 pela HBO, a série terminou em 2007.

Em Portugal a série estreou a sua emissão no canal FOX Crime em Outubro de 2008.

Personagens principais
Anthony Soprano (James Gandolfini): personagem principal. No início da série é capitão e ascende a chefe da família em substituição ao seu tio.
Carmela Soprano (Edie Falco): mulher de Anthony Soprano.
Dra. Jennifer Melfi (Lorraine Bracco): psicóloga de Anthony Soprano. Com o desenvolver da série passar a ter o seu próprio psicólogo a quem confidencia a terapia de Anthony Soprano.
Christopher Moltisanti (Michael Imperioli): primo de Carmela Soprano, que Anthony Soprano trata como seu próprio primo. Sobe aos poucos na família até atingir o posto de capitão.Acaba por morrer na sexta temporada pelo próprio Tony Soprano após um acidente de carro.
Silvio Dante (Steve Van Zandt): proprietário do Bada Bing, capitão e antigo membro da família. Actua como braço direito e conselheiro de Anthony Soprano.
Paulie "Walnuts" Gualtieri (Tony Sirico): capitão e antigo membro da família. É uma das pessoas de maior confiança de Christopher. Tem o respeito de Anthony Soprano por ter trabalhado com o seu pai, Johnny "Boy" Soprano.
Corrado "Junior" Soprano (Dominic Chianese): irmão de Johnny "Boy" Soprano. Com a morte de Jackie Aprile, assume o comando da família DiMeo, que, como passa a ser chefiada por um Soprano, passa a ser conhecida como família Soprano. Após uma manobra interna foi substituído no comando pelo sobrinho, Anthony.
Meadow Soprano (Jamie-Lynn DiScala): filha mais velha de Anthony Soprano. Não concorda com o estilo de vida do pai. Após ingressar na universidade afasta-se ainda mais do pai, mantendo apenas contacto com a mãe e com o irmão.
Anthony "AJ" Soprano Jr. (Robert Iler): filho novo de Anthony Soprano. Um jovem completamente o oposto da irmã. Não se preocupa com o futuro, não assumindo responsabilidades. Não vê no pai o modelo ideal, mas, diferente da irmã, não se importa muito e aproveita a vida de filho do chefe.
Bobby "Bacala" Baccalieri (Steve Schirripa): membro da família que ajudava "Junior" antes deste deixar de ser o chefe. Alcança o posto de capitão e após casar com Janice Soprano, passa a ter a vida mais facilitada. Na sexta temporada morre pela família de NY.
Janice Soprano (Aida Turturro): irmã de Anthony Soprano. Sempre dramática, provoca o irmão até este perder a calma. Não tem uma fonte de renda fixa e depende da ajuda do irmão para continuar a vida. Depois de casar com Bobby, passa a ter mais ajuda da família.
Artie Bucco (John Ventimiglia): antigo amigo de Anthony Soprano. Dono do restaurante Nuovo Vesuvio, onde a máfia habitualmente se reúne para jantar. Não tem qualquer ligação com os esquemas da máfia, apesar da amizade.
Adriana La Cerva (Drea de Matteo): ex-noiva de Christopher. É ameaçada pelo FBI e aceita, relutante, ser informante. Acaba por ser assassinada após descobrirem a farsa.
Johnny "Sack" Sacramoni (Vincent Curatola): inicialmente capitão da família de Nova Iorque e sobe ao posto de chefe após a morte de Carmine Lupertazzi. Ganancioso, não deixa escapar qualquer possibilidade de negócio e muitas vezes briga com Anthony Soprano.
Salvatore "Big Pussy" Bonpensiero (Vincent Pastore): capitão amigo de Anthony Soprano, antigo membro da família. É assassinado após descobrirem que trabalhava como informante para o FBI.
Furio Giunta (Federico Castelluccio): membro da máfia italiana que após um acordo vai para a América para trabalhar para a família. Não chega a subir de posto e após alguns anos volta à Itália.
Richie Aprile (David Proval): irmão de Jackie Aprile. Esteve preso por vários anos e ao sair da prisão reclamar o direito de ser novamente capitão. Não concorda com a troca de chefe na família e ameaça Anthony várias vezes. Acaba por morrer acidentalmente numa briga com Janice.
Anthony "Tony B" Blundetto (Steve Buscemi): primo de Anthony. Esteve preso por vários anos e ao sair da prisão tenta não voltar ao mundo do crime, mas acaba por voltar. Após assassinar um membro da família de Nova Iorque, passa a ter a cabeça a prémio. Anthony, pressionado e temendo o início de uma guerra entre famílias, acaba por assassiná-lo pondo fim a discussão.
Livia Soprano (Nancy Marchand): mãe de Anthony. Muito severa, não aprova nada que o filho faz. Nos seus últimos anos de vida perde a noção das coisas e passa a ser uma ameaça para o próprio filho. Acaba por morrer na terceira temporada.
Ralph Cifaretto (Joe Pantoliano): membro da máfia, ganancioso e oportunista. Após a morte de Jackie, envolve-se com a viúva com a intenção de subir na família. Consegue fazer apesar de Anthony não aprovar as suas atitudes. É assassinado pelo próprio Anthony.
Jackie Aprile (Michael Rispoli): antigo chefe da família DiMeo (agora conhecida por família Soprano), adorado por todos e referenciado como o chefe perfeito que sabia conduzir os negócios com calma. Morre de cancro, deixando o lugar vago.

História da Série
Primeira Temporada
Temporada - Título - Data
1x01 - The Sopranos - 10 Jan 1999
1x02 - 46 Long - 17 Jan 1999
1x03 - Denial, Anger, Acceptance - 24 Jan 1999
1x04 - Meadowlands - 31 Jan 1999
1x05 - College - 7 Fev 1999
1x06 - Pax Soprana - 14 Fev 1999
1x07 - Down Neck - 21 Fev 1999
1x08 - The Legend of Tennessee Moltisanti - 28 Fev 1999
1x09 - Boca - 7 Mar 1999
1x10 - A Hit is a Hit - 14 Mar 1999
1x11 - Nobody Knows Anything - 21 Mar 1999
1x12 - Isabella - 28 Mar 1999
1x13 - I Dream of Jeannie Cusamano - 4 Abr 1999

Segunda Temporada


Temporada - Título - Data
2x01 - Guy Walks Into A Psychiatrist´s Office - 16 Jan 2000


2x02 - Do Not Resuscitate - 23 Jan 2000
2x03 - Toodle-Fucking-Oo - 30 Jan 2000
2x04 - Commendatori - 6 Fev 2000
2x05 - Big Girls Don´t Cry - 13 Fev 2000
2x06 - The Happy Wanderer - 20 Fev 2000
2x07 - D-Girl 27 - Fev 2000
2x08 - Full Leather Jacket - 5 Mar 2000
2x09 - From Where To Eternity - 12 Mar 2000
2x10 - Bust-Out 19 - Mar 2000
2x11 - House Arrest - 26 Mar 2000
2x12 - The Khight In White Satin Armor - 2 Abr 2000
2x13 - Funhouse - 9 Abr 2000

Terceira Temporada
Temporada - Título - Data
3x01 - Mr. Ruggerio´s Neighborhood - 4 Mar 2001
3x02 - Proshai, Livushka - 4 Mar 2001
3x03 - Fortunate Son - 11 Mar 2001
3x04 - Employee of the Month - 18 Mar 2001
3x05 - Another Toothpick - 25 Mar 2001
3x06 - University - 1 Abr 2001
3x07 - Second Opinion - 8 Abr 2001
3x08 - He Is Risen - 15 Abr 2001
3x09 - The Telltale Moozadell - 22 Abr 2001
3x10 - To Save Us All From Satan´s Power - 29 Abr 2001
3x11 - Pine Barrens - 6 Mai 2001
3x12 - Amour Fou - 13 Mai 2001
3x13 - Army of One - 20 Mai 2001

Quarta Temporada


Temporada - Título - Data
4x01 - For All Debts Public and Private - 15 Set 2002


4x02 - No Show - 22 Set 2002
4x03 - Christopher - 29 Set 2002
4x04 - The Weight - 6 Out 2002
4x05 - Pie-O-My 13 - Out 2002
4x06 - Everybody Hurts - 20 Out 2002
4x07 - Watching Too Much Television - 27 Out 2002
4x08 - Mergers and Acquisitions - 3 Nov 2002
4x09 - Whoever Did This - 10 Nov 2002
4x10 - The Strong, Silent Type - 17 Nov 2002
4x11 - Calling All Cars - 24 Nov 2002
4x12 - Eloise - 1 Dez 2002
4x13 - Whitecaps - 8 Dez 2002

Quinta Temporada
Temporada - Título - Data
5x01 - Two Tony's - 7 Mar 2004
5x02 - Rat Pack - 14 Mar 2004
5x03 - Where's Johnny - 21 Mar 2004
5x04 - All Happy Families - 28 Mar 2004
5x05 - Irregular Around the Margins - 4 Abr 2004
5x06 - Sentimental Education - 11 Abr 2004
5x07 - In Camelot - 18 Abr 2004
5x08 - Marco Polo - 25 Abr 2004
5x09 - Unidentified Black Males - 2 Mai 2004
5x10 - Cold Cuts - 9 Mai 2004
5x11 - The Test Dream - 16 Mai 2004
5x12 - Long Term Parking - 23 Mai 2004
5x13 - All Due Respect - 6 Jun 2004

Sexta Temporada
Temporada - Título - Data
6x01 - Members Only - 12 Mar 2006
6x02 - Join the Club - 19 Mar 2006
6x03 - Mayham - 26 Mar 2006
6x04 - The Fleshy Part of the Thigh - 2 Abr 2006
6x05 - Mr. & Mrs. John Sacrimoni Request - 9 Abr 2006
6x06 - Live Free or Die - 16 Abr 2006
6x07 - Luxury Lounge - 23 Abr 2006
6x08 - Johnny Cakes - 30 Abr 2006
6x09 - The Ride - 7 Mai 2006
6x10 - Moe n' Joe - 14 Mai 2006
6x11 - Cold Stones - 21 Mai 2006
6x12 - Kaisha - 4 Jun 2006
6x13 - Soprano Home Movies - 8 Abr 2007
6x14 - Stage 5 - 15 Abr 2007
6x15 - Remember When - 22 Abr 2007
6x16 - Chasing It - 29 Abr 2007
6x17 - Walk Like a Man - 6 Mai 2007
6x18 - Kennedy and Heidi - 13 Mai 2007
6x19 - The Second Coming - 20 Mai 2007
6x20 - The Blue Comet - 3 Jun 2007
6x21 - Made in America - 10 Jun 2007

OZ


Oz é uma série de TV norte-americana produzida pela HBO entre 1997 e 2003 , dividida em 6 temporadas com 8 episódios cada , com exceção da quarta , que é a mais longa e contém 16 episódios , com duração de aproximadamente uma hora cada. A série tem como proposta mostrar o cotidiano da prisão de segurança máxima Oswald , também conhecida como “Oz” , incluindo todas as suas subdivisões como o corredor da morte , Emerald City , Unidade B , entre outras. A série tem como principal marca o realismo presente em suas cenas , incluindo temas que até hoje , poucas vezes foram abordados na Tv com tanta intensidade , como sexo , violência e consumo de drogas. Aos olhos de quem não conhece a série , Oz pode parecer demasiadamente violentoa e sem atrativos , já que é conhecida principalmente pela violência explícita em suas cenas, porém o seriado vai muito além disso , ele aborda outras vertentes como política , religião , fatores psicológicos e alguns temas polêmicos como a pena de morte.

História
O seriado se passa dentro da prisão de segurança máxima Oswald dirigida por Leo Glynn , e suas respectivas unidades , tais como: unidade B (prisão geral), unidade J (unidade dos policias), solitária , entre outras. Mas o enredo principal gira em torno de Emerald City , uma unidade experimental idealizada e projetada pelo seu diretor Tim MacManus , que não mede esforços para melhorar a vida dos prisioneiros , em alguns casos indo até mesmo contra o diretor da prisão Leo Glynn , acreditando que todos os presos têm recuperação. Em Emerald City , os presos têm mais liberdade do que em outras unidades de Oz , mas essa liberdade tem regras , é proibido sexo , drogas , brigas e algazarra. Tudo é controlado , desde a hora em que as celas são abertas - as 7:00 hrs da manhã até a hora em que os presos são trancados novamente - as 17:00 hrs da tarde, porém as luzes são apagadas apenas as 22:00 hrs. Em Emerald City também é obrigatório praticar atividades físicas e trabalhar nos mais variados tipos de serviços, como na manutneção da limpeza, na cozinha fazendo e distribuindo as refeições, na separação e distribuição de correspondências, na enfermaria auxiliando os enfermeiros na higiene dos pacientes, na fábrica de uniformes, entre outras atividades. Muitos dos criminosos mais perigosos do país são enviados para Oz , gangues e grupos são formados , o que faz com que cada unidade seja um barril de pólvora , com diferenças étnicas e religiosas entre os prisioneiros , que geram constantes conflitos resultando em brigas e mortes.

Episódios - Narração
Todo episódio de Oz é narrado pelo prisioneiro Augustus Hill (com exceção da última temporada , onde em alguns episódios outros presos são responsáveis pela narração). Porém , essa narração não é diretamente ligada aos fatos que ocorrem dentro da prisão. Na maioria das vezes , a narração usa exemplos de assuntos totalmente diferentes aos temas abordados na série , ou seja , à primeira vista essas narrações podem parecer confusas e sem lógica , mas as mensagens passadas se encaixam perfeitamente com o que acontece dentro dos muros de Oz. Augustus Hill é um detento que foi preso por assassinar um policial , e também é o narrador do seriado , mas pode se dizer que são dois personagens diferentes , O prisioneiro não é diferente dos outros detentos , vive encarcerado e temendo pela sua vida todos os dias , já o narrador vê as coisas com outros olhos , é basicamente um espectador. Ou seja , esses dois (apesar de serem vividos pelo mesmo ator) não têm nenhuma relação entre si.

Gangues
Cada prisioneiro que chega em Oz tem suas próprias crenças , e vive do modo que julga ser o correto. Ao chegar em Em city , um “padrinho” é nomeado para cada detento , para ajudar os novatos a se acostumarem com as regras e a vida na prisão. Geralmente , os novos detentos têm as mesmas crenças que o padrinho escolhido , ou seja , são da mesma gangue. Existem Diversas gangues em Oz , com suas próprias crenças e visões do que é certo e o que é errado. Algumas gangues só querem viver sem se envolver em confusão , como a gangue dos gays , a guangue dos muçulmanos e a gangue “dos outros” , que é composta por prisioneiros que não se encaixam no perfil das outras gangues. Mas em Oz a maioria das gangues brigam o tempo todo para ter o domínio da prisão , em relação ao respeito , tráfico de drogas e superioridade em geral , como os latinos , os arianos , os negros e os italianos , existem também a gangue dos motoqueiros e a dos irlandeses , que são de menor importância já que são mais independentes e não se envolvem tanto em confusões como as outras.

*Latinos : Durante a série teve como principal líder Enrique Morales que assumiu a liderança dos latinos assim que chegou a Oz. Outros latinos também foram líderes, como por exemplo: Miguel Alvarez e Raoul Hernandez, mais conhecido como El Cid. Trabalharam em conjunto com os italianos e com os negros no tráfico de drogas de Em City , mais tarde passaram a ser uma espécie de aliados dos italianos contra os negros comandados por Adebisi.

*Italianos : Seu principal líder foi Chucky Pancamo. Outros italianos passaram pela liderança em Oz como: Nino Schibetta (morto por Adebisi e O'Reily), Peter Schibetta filho de Nino (Peter, quando já não liderava mais os italianos, foi morto por Chucky Pancamo, o atual líder) e Antonio Nappa (Nappa foi morto por ordem do próprio Pancamo). Os italianos eram muito unidos e representavam a máfia da série , trabalhavam no tráfico de drogas em conjunto com outras gangues , não tinham reais inimigos , mas vez ou outra se envolviam em confusão para proteger seus negócios (tráfico de drogas) .

*Arianos : Foi a única gangue que teve apenas um líder em toda a série , Vern Schillinger , seu braço direito era James Robson. Os arianos tentam conseguir respeito e poder através da violência , fazendo com que sejam uma das gangues mais violentas de Oz. Por serem nazistas , acreditavam que eram superiores ao resto dos grupos , por isso não tinham verdadeiros aliados e inimigos , apenas se uniam com os motoqueiros em raras ocasiões , e abominavam os negros e os gays.

*Negros : Simon Adebisi foi o líder mais temido e importante dos negros. Outros negros também chegaram a ser líderes em Oz, foram eles: Jefferson Keane (convertido ao Islã por Said antes de morrer), Kenny Wangler, o Poeta e por fim Burr Redding. Também estavam envolvidos no tráfico de drogas , era uma gangue violenta e muito temida pelo resto da prisão , viviam entrando em guerra com outras gangues , mas seus principais inimigos sem dúvida eram os nazistas , seus aliados eram os latinos e os italianos , mas somente no que se diz respeito a negócios.

*Muçulmanos : Buscando fazer justiça e com uma forte personalidade , o principal líder foi Kareem Said , Zahir Arif e Hamid Khan também chegaram a liderar. É um dos grupos mais neutros de Oz , guiados pela fé em Alá , passavam a maior parte do tempo rezando , convertendo novos seguidores para o islã e abominando atos que sua religião não permitia , como violência , atos homossexuais e injustiças em geral , mas longe de se envolverem em grandes confusões , por esse motivo não tinham reais inimigos e aliados.

*Os outros : É o grupo mais diversificado de Oz , por possuir membros com crenças e ideologias diferentes , cada membro era seu próprio líder e possuías seus aliados e inimigos pessoais , raramente envolvendo outros membros do grupo. Mas de forma geral se dão bem com as outras gangues , vivendo sem arrumar maiores problemas, seus principais representantes eram:Tobias Beecher, Augustus Hill, Ryan O’Reilly, Cyril O’Reilly, Bob Rebadow, Busmalis e mais tarde Chris Keller, que entrou em Oz como aliado de Schillinger porém sem seguir a ideologia ariana.

Staff
*Diretor da prisão : Cabe a Leo Glynn a difícil tarefa de manter a prisão sobre controle , contando com o apoio (ou pressão) do governador James Devlin. Por ser responsável por tomar importantes decisões todos os dias , Leo é radical e inflexível , fazendo com que muitos o contestem em algumas de suas atitudes.

*Diretor de Em City : Apesar de em alguns casos discordar de Leo Glynn , Tim MacManus conta com seu apoio para administrar a unidade que ele mesmo projetou. MacManus têm como foco melhorar a vida dos prisioneiros , acreditando que através de todo um longo processo de recuperação , é possível tornar assassinos condenados em cidadãos decentes. Devido a esse fato , alguns o vêem como o “bom samaritano” de Oz , e alguns o vêem como alguém que vive em um mundo imaginário , onde a realidade é outra.

*C.O. (Corrections Officers) : Agentes que andam armados apenas com cacetete e possuem a função de manter os presos na linha , obrigando-os a seguirem as regras , evitando possíveis conflitos entre os detentos.

*S.O.R.T. : É um batalhão especial fortemente armado , composto de agentes preparados para atuar em situações extremas , são requisitados quando a situação foge do controle dos C.O..

*Acompanhamento psicológico : É responsabilidade da Irmã Peter Marie , que procura resolver os problemas psicológicos dos detentos , orientando-os com consultas , programas para afastamento das drogas , mesmo que na maioria dos casos seu trabalho não surta muito efeito , ela tenta aliviar a tensão com palavras ao invés de armas.

*Acompanhamento religioso : Padre Ray Mukada era um jovem promissor , mas devido ao seu grande ego , o cardeal o enviou para Oz como espécie de punição , desde então , Mukada é o responsável por inserir a religião num ambiente hostil , sendo responsável por missas , funerais e absolver os prisioneiros em suas confissões , em alguns casos trabalhando em conjunto com Peter Marie.

*Enfermaria : A doutora Gloria Nathan é a chefe da ala hospitalar de Oz , e conta com outros médicos para dar aos detentos os cuidados médicos necessários , desde casos simples como uma gripe , a casos mais graves como ferimentos a faca e fraturas. Como a ala hospitalar não possui suporte para cirurgias , em casos cirúrgicos os presos são operados no hospital Benchley Memorial. Gloria trabalha com dedicação e compaixão , sendo muito gentil , e isso faz com que em alguns casos ela questione sua própria profissão e a escolha de trabalhar num ambiente tão hostil.

Personagens principais
Tim MacManus (Terry Kiney)
Leo Glynn (Ernie Hudson)
Gloria Nathan (Lauren Velez)
Peter Marie (Rita Moreno)
Ray Mukada (B.D. Wong)
Augustus Hill (Harold Perrineau)
Ryan O’Reily (Dean Winters)
Miguel Alvarez (Kirk Acevedo)
Vern Schillinger (J.K. Simmons)
Tobias Beecher (Lee Tergesen)
Kareem Said (Eamonn Walker)
Ellen Cristina (Posto Ilza)

Personagens secundários
Simon Adebisi (Adewale Akinnoye-Agbaje)
Chucky Pancamo (Chuck Zito)
Chris Keller (Chris Meloni)
Arnold Jackson (Mums)
Bob Rebadow (George Morfogen)
Jaz Hoyt (Evan Seinfeld)
Enrique Morales (David Zayas)
Kenny Wangler (J.D. Williams)
Agamemnon Busmalis (Tom Mardirosian)
Shirley Bellinger (Kathryn Erbe)
James Robson (R.E. Rodgers)
Cyril O’Reilly (Scott Winters)

Curiosidades
Ryan O’Reilly e Cyril O’Reilly são irmãos na série e na vida real.
O muçulmano Hamid Khan é filho do diretor Leo Glynn na vida real.
Jaz Hoyt é ator de filmes eróticos , é casado com a atriz de filmes eróticos Tera Patrick e é o baixista da banda de rock Biohazard.
Shirley Bellinger é casada com Tim MacManus na vida real.
2 personagems de Oz foram presidiários na vida real , Chucky Pancamo e Arnold Jackson , o poeta.
Shirley Bellinger foi a única mulher que ficou presa em Oz , aguardando o dia de sua execução no corredor da morte.

OZ na TV Aberta Brasileira
Atualmente, a série "OZ" é exibida pelo SBT nas madrugadas de segunda à sexta, por volta das 1h15, após a edição noturna do "Jornal do SBT".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...